Terapia por Ondas de Choque

Minha foto
Recife, Pernambuco, Brazil
Medico especialista em Ortopedia e Traumatologia. Membro Titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia SBOT, Sociedade Brasileira de Cirurgia de Ombro e Cotovelo e Sociedade Brasileira de Terapia por Ondas de Choque. GOT GRUPO DE ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA Recife PE

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Bursite Trocantérica (Quadril)


A bursite trocantérica é outra patologia bastante frequente na ortopedia e caracteriza-se por dor na face lateral do quadril , podendo irradiar-se ao longo da coxa através da fáscia lata, que é o tecido que reveste esta região. Acomete principalmente mulheres na faixa dos 40 a 60 anos.

O diagnóstico é confirmado pela dor a palpação do grande trocanter , pela presença de calcificações periarticulares no exame radiográfico e pela ultrassonografia que pode mostrar o espessamento da bursa. O tratamento é sempre conservador com fisioterapia, e o resultado é satisfatório na maioria dos casos. A Terapia por Ondas de Choque é indicada nos casos resistentes a outras terapias, com melhora dos sintomas na grande maioria dos casos aplicados.

222 comentários:

  1. Caro Dr. Oyama, após 3 anos amargando dores obtive um diagnóstico de bursite trocantéria. Depois de duas injeções de corticóide a dor desapareceu por completo. Mas após 20 minutos de caminhada voltou. Fiz uma infiltração que fez efeito. Mas ainda observo desconforto ao fazer caminhadas e pegar peso. Gostaria de saber se esta terapia tem inficação para meu caso ou se o Sr. recomenda outro tratamento. É importante salientar que o raio x, ultrasonografia, ressonância e cintilografia não apresentaram nenhum indício de bursite. O diagnóstico foi feito por apalpação.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  2. A Terapia por Ondas de Choque tem indicação em casos crônicos que não melhoram com fisioterapia e infiltrações. Porém o diagnóstico deve ser confirmado em algum exame de imagem. Procure um especialista em Quadril que lhe avalie melhor antes de pensar em outra modalidade de tratamento.

    ResponderExcluir
  3. Prezado amigo, tenho bursite trocantérica confirmada por ultrassonografia, fiz fisioterapia e infiltração e a dor sempre voltou. O que devo fazer para solucionar definitivamente o meu problema? Terei que fazer cirurgia?
    Abraços do amigo Régis França

    ResponderExcluir
  4. A Terapia por Ondas de Choque tem indicação exatamente nestes casos, cujo próximo passo seria uma cirurgia. Os resultados positivos são acima de 70 %.

    ResponderExcluir
  5. Dr nesses casos acupuntura seria recomendado? desde já obrigada!

    ResponderExcluir
  6. Prezada Adriana. Todas estas patologias ortopédicas dolorosas podem responder a acunputura. É uma outra forma de tratamento conservador.

    ResponderExcluir
  7. Dr tenho apenas 28 anos de idade, e pelo o que leio,esse tipo de problema(Bursite)apresenta em pessoas com idade acima dos 40.Taria enganado o meu médico em me dar esse diágnostico?

    ResponderExcluir
  8. preciso fazer o tratamento por ondas de choque para bursite trocanteriana, mas e muito caro. Alguem sabe indicar aonde consigo por um custo menor do q 300 reais a sessao? Meu plano de saude e golden cross e nao da cobertura

    ResponderExcluir
  9. As aplicações que custam 300 reais geralmente são de ondas radiais , onde é necessário no mínimo 3 aplicações para ter resultado. Vc pode tentar reembolso com o convenio mediante um laudo.

    ResponderExcluir
  10. Tenho 43 anos e estou fazendo trataemento de bursite trocantérica há 3 meses e meio. Tomei vários, estou fazendo fisioterapia, inclusive acupunturam, já fiz uma infiltração de corticóide, tenho mais duas sessões. O meu médico disse que se não melhorar terei que fazer cirurgia. O senhor não acha cedo para isso? Como é a cirurgia e a recuperação dela?

    ResponderExcluir
  11. Tratamentos não cirurgicos devem ser tentados até 6 meses. A Terapia por Ondas de Choque tem bons resultados na Bursite trocanteriana e é bem menos invasivo que o tratamento cirúrgico.

    ResponderExcluir
  12. Estou passando por um tratamento com fisioterapia, ja fiz 10 sessões, mas, as dores são imensas , não tive ainda nenhuma melhora, já fza mais de 5 anos q tenho muita dor, e estava perdendo as esperança quando achei este site pra me esclarecer melhor e abrir uma porta de esperança q a bursite tem cura ou pelo menos melhora, não estou tendo prazer de viver.

    ResponderExcluir
  13. Os resultados da TOC são muito bons. Porém 10 sessões é muito pouco para achar que a fisioterapia ainda não deu resultado.Vc deve manter as fisioterapias antes de pensar em outro tratamento.

    ResponderExcluir
  14. Dr. acabei de descobrir que estou com bursite trocantérica e ainda não comecei nenhum tratamento, pratico musculação a 12 anos e gostaria de saber se estes métodos são paleativos ou se realmente há cura, pois gostaria de voltar a minha rotina normal !

    ResponderExcluir
  15. descobri hoje que a dor que sinto que impede de dormir do lado direito e de andar depressa é bursite trocantérica, dói muito vivo a base de remedio, mas o gostaria de saber como é feita a cirurgia estou com medo, deve se retirar o osso do quadril,me explique que estou bem confusa, obrigada

    ResponderExcluir
  16. Os tratamentos conservadores podem levar a cura . Não são só paliativos. Inicialmente fisioterapia , medicamentos ou infiltrações. Caso não melhore, a cirurgia consiste na resecção da bursa. Como opção ao tratamento cirúrgico a Terapia por Ondas de Choque apresenta bons resultados nesta patologia.

    ResponderExcluir
  17. Camila pergunta descobri que tenho bursite trocanterica eu adoro fazer caminhada más doi muito quase não consigo o que fazer? já fiz vários tratamentos, fisioterapia, hidroginãstica, medicamentos. Preciso fazer cirurgia?

    ResponderExcluir
  18. dr ...estou sofrendo a 8 meses com essa bursite...ja fiz todo o tratamento,medicamento,fisoterapia,e uma infiltração...na semana passada fiz a aplicação de ondas de choque ..que custa 800,00$...notei melhora nos 3 primeiro dia....mas agora a dor voltou e pior...não sei mais o que faço...dr vc acha que meu caso é cirurgico?obrigada

    ResponderExcluir
  19. Pode haver uma piora no início do tratamento. Aguarde melhoras entre a terceira e sexta semana pós aplicação.

    ResponderExcluir
  20. Drº,
    fiz uma cirurgia de hernia de disco buscando melhorar uma antiga dor na coxa que se estendia até o joelho e as vezes +. Hj com 8 meses estou tendo dores horríveis no quadril e gluteo direito. Em consulta, o médico disse p fazermos infiltração no quadril mas, confesso estar c medo e insegura quanto ao diagnostico. Já tenho alguns exames, mais não deram nada. Qual o exame que é possivel diagnosticar bursite além de apalpação?
    Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  21. A Bursite Trocanteriana pode ser confirmada com uma Ressonancia Nuclear Magnética do Quadril, mas a princípio o diagnóstico é clínico.

    ResponderExcluir
  22. Dr. Foi diagnosticado a bursite trocanteriana no meu quadril ja vai faze um ano. Ja faço o tratamento de fisioterapia 3 vezes por semana e antiflamatórios desde quando fiz a ressonancia, e a dor continua. Também tenho espatiscidade na perna esquerda, por motivo de uma lesão na medula cervical há 5 anos.E uma coisa prejudica a outra.Não aguento de dor, fico sem se mecher o tempo todo! como é essa aplicação de ondas de choque? é com seringa? como é aplicado?

    ResponderExcluir
  23. Dr. Boa tarde, tenho 30 anos, e estou com uma dor no quadril há uma semana, fui ao medico plantonista no hospital devido que a dor ficou intensa e ele informou ser bursite, e me receitou um remedio nimesulida,(nao recordo) melhorou demais, porem ao terminar de tomar o medicamento durante 6 dias, a dor voltou novamente. Ressalta-se que fiz repouso tb. O medico informou que caso nao melhore após a medicação que seria preciso fazer fisioterapia. Faço atividades físicas como sppining e musculação. Será que foi devido a essas atividades? Preciso de maiores informaçoes, estou preocupada!
    ATT Fabíola

    ResponderExcluir
  24. Prezada Fabiola

    A fisioterapia e muito eficiente nestes casos. Mas os exercicios fisicos devem ser interrompidos temporariamente.Procure um ortopedista especialista em quadril para maiores esclarecimentos.

    ResponderExcluir
  25. OLÁ DOUTOR, FIQUEI UM ANO TRATANDO DE BURSITE TROCANTÉRICA NA COXA DIREITA E COMO NÃO SARAVA NUNCA O MÉDICO ME PEDIU UMA RESSONÂNCIA MAGNÉTICA E NO LAUDO DEU QUE TENHO OSTEONECROSE BILATERAL, MAIS AVANÇADA NA PERNA DIREITA. O MÉDICO ME AFASTOU DO SERVIÇO POR SEIS MESES E DISSE QUE TENHO QUE USAR MULETAS E PROVAVELMENTE TEREI QUE FAZER CIRURGIA COLOCANDO PRÓTESE. O QUE O SR. ACHA? TENHO 35 ANOS E SOU MILITAR.
    UM ESPECIALISTA EM QUADRIL DISSE QUE PASSOU DA HORA DE CIRURGIA COM ENCHERTO E É CEDO PARA A PRÓTESE. MAIS OU MENOS O QUE O SR. ACHA ATRAVÉS DESTE RELATO?
    ABRAÇOS E GRATO! EM TEMPO: TEM ALGUM MEDICAMENTO QUE AJUDARIA? CONDROFLEX, AVENDRONATO?
    RÉGIS FRANÇA

    ResponderExcluir
  26. Prezado Regis
    Existem estudos do uso de Ondas de Choque em Ostonecrose porém ainda são experimentais. Se a dor ainda é suportável, melhor adiar a prótese ! Acompanhe com um ortopedista especialista em Quadril que ele indicará a prótese no momento certo.

    ResponderExcluir
  27. Caro amigo. Você disse que indica acupuntura para quadros de "bursite" no quadril. Como você descreveria o efeito da "Acupuntura" neste caso? Também gostaria de ler a sua opinião sobre o(s) Meridiano(s) que deverá ser trabalhado, para reequilibrar a energia vital "bloqueada" que desencadeou esta bursite. Muito obrigado desde já.

    ResponderExcluir
  28. A acunputura atua estimulando pontos que liberam endorfinas que são analgésicos endógenos. Não tenho conhecimentos sobre meridianos corporais ou bloqueios de energia vital.

    ResponderExcluir
  29. Ola tudo bem!!! eu gostaria de tirar uma duvida,sintofortes dores no quadril que irradia para a perna esquerda coxa e panturrilha sempre no lado de tras que na ultima crise tive inchaso nos pes acho eu que toda a perna inchou. Dr e uma dor que me incomoda muito sinto estae tipo de desconforto a muitos anos.

    ResponderExcluir
  30. Caro Dr. Oyama. Venho sofrendo há um ano com dores terríveis no quadril (lado direito) que irradia-se para coxa, que foi diagnosticado como bursite troncatérica. Já fiz 30 sessões de acumpuntura, 40 de fisioterapia e 20 de osteopatia. Tomei inúmeros antiinflamatórios mas não tenho melhoras. Sou de João Pessoa, meu plano é Saúde Caixa. Gostaria de saber o que o sr. recomenda para mim e se for o caso, se posso marcar uma consulta com o sr. aí em Recife. Abraços. Ana

    ResponderExcluir
  31. Prezada Ana. Seu caso tem indicação para Terapia por Ondas de Choque , com bons resultados. O ideal 'e que vc tenha exames de imagem que confirmem a bursite trocanteriana e mande noticias para meu e-mail. oyama.arruda@gmail.com.

    ResponderExcluir
  32. Ola doutor tenho busite trocanterica nas duas pernas devido ao fato de tre praticado muitas atividades como dança e artes marciais quando criança e na adolescencia, Sinto dores fortes ja fiz fisioterapia e áte aculpultura, tenho notado ultimamente que a dor inradia para as coxas e até para os musculos das nadegas e virilha, fato esse que causa uma dor na perna quase toda até msm ao sentar, isso é normal? obrigada!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  33. Na Bursite trocanterica a dor pode irradiar para a face lateral da coxa. Procure marcar para um ortopedista especialista em quadril para realizar exames de imagem e confirmar o diagnóstico. Só assim pode se determinar um tratamento correto.

    ResponderExcluir
  34. Boa noite!
    Qual a relação que têm a calcificação com bursite? são independentes?
    Quanto a calcificação qual o tratamento mais avançado? tenho 36 anos e sofro com dores devido a calcificação no quadril(bursite.Faço tratamento, mas as dores sempre voltam, a minha primeira crise já têm cinco anos.Atualmente faço acunpuntura. Gostaria de ver suas considerações.
    Obrigada!
    Cristiane Santos

    ResponderExcluir
  35. As Bursites de uma forma geral podem ter calcificações ou não. Para os casos resistentes a TOC é uma boa opção de tratamento caso não resolva com a fisioterapia e a acunputura. Procure no www.sbtoc.org.br maiores informaçoes sobre a TOC.

    ResponderExcluir
  36. Dr..Bom dia!
    Meu relato é igual ao do anônimao postado em 25 de janeiro às 5.36mim...Mt or na virilha mesmo ao sentar..Já fiz muita analgesia, fisioterapia, agora compressa quente e alongamento, vou fazer hidroterapia.É desanimador..pois sinto dores intensas ,,e parece que nunca mais vou andar direito..Este quadro tem a ver com o emocional também?..
    Obrigada
    Bom dia!

    ResponderExcluir
  37. A recomendação é a mesma. Procure um ortopedista de quadril para elucidar seu diagnóstico. O emocional sempre pode agravar quadros de dor. Mas até lá , é mais importante a investigação com exames de imagem.

    ResponderExcluir
  38. Dr.,meu nome è Ana Maria, ano paasado tive informações com um médico de Curitiba, sobre infiltações com gás para tratamento da bursite no quadril, pois sofro com issi a mais de 20 anos, já fia de tudo e não apresento melhoras definitivas, gostaria da sua opinião, estou muito cansada de sentir dores. Obrigado

    ResponderExcluir
  39. Confesso que nunca ouvi falar em infiltração com gás. Cheque os detalhes desta terapia antes de se submeter a ela.

    ResponderExcluir
  40. Dr. Oyama:
    Moro em Fortaleza, Ceará e já com o diagnóstico de bursite trocantérica feito por ultassonografia, estou indo a S. Paulo fazer o tratamento de Ondas de Choque, depois de tentar fisioterapia,infiltração com corticoide (alivia 100% por pouco tempo), pilates etc. etc.
    Estou na indo à terceira vez à S. Paulo mas insegura quanto a essa terapia. O prognóstico é bom ou paliativo como tudo que tenho feito?

    ResponderExcluir
  41. Mas vc já fez alguma aplicação ? Os resultados em Bursite do quadril são acima de 70 %. O que é muito bom. Vc chegou a procurar este tratamento em Fortaleza ?

    ResponderExcluir
  42. Olá Dr
    Fui diagnosticada com bursite trocantelica do lado esquerdo, e sinto muita dor a mais de 2 anos, isso tem a ver com a idade ou menopausa, pois tenho 51 anos , já fiz 21 sessões de fisioterapia, infiltração, mas resolve só por pouco tempo, gostaria de saber informações sobre a terapia de ondas de choque,será que este tratamento resolve, e onde encontrar no ABC paulista
    Grata
    Marcia
    marciasantos.costa@hotmail.com

    ResponderExcluir
  43. oi dr coloquei protese total de quadril ha 7 anos
    e o medico falou que estou com bursite faco infiltracao e logo volta a doer e foi depois que coloquei a protese ,e normal sentir muita dor

    ResponderExcluir
  44. Olá doutor! tenho 31 anos, e deis os 29 venho sentido muitas dores no nervo ciatico e na coluna lombar tenho protusão na L5. ja fiz varios tratamentos... e agora fiz uma ressonancia do quadril e constou bursite, o médico me disse que isso é devido ao problema na coluna. Ja tomei muitos remédios, injeções, fisioterapias e hidroginastica, mas nada melhora. agora fiz uma ultrasson e o médico disse que vai aplicar injeção no problema. Qual o melhor tratamento no meu caso?

    ResponderExcluir
  45. Ola Dr.Oyama A. Jr,
    sinto muita dor no quadril, mas so a noite! fui ao especialista e ele disse que tenho bursite trocanterica, pois so doi á noite? e faço caminha pois estou acima do peso 34 kilos,devo parar de caminhar? como é feita a cirugia?
    no aguardo...
    um grande abraço

    Lirian
    lvf1974@hotmail.com

    ResponderExcluir
  46. DOUTOR OYAMA:
    Tenho lesao labral à direita com bursite justa trocantérica, pequena calcificaçao na junçao femoro-ilíaco e sinovite. Fiz fisio durante 2 anos, acupuntura, quiropraxia e rpg.Estou um pouco melhor em termos de dor, porém qdo parei a fisio, a dor voltou ,ao andar e tb sentada na regiao glútea. Fiz 1 mês e meio de Pilates e melhorei muito mesmo.Porém, qdo parei tive piora.
    Gostaria de saber como funciona esse tratamento, como é feito e onde eu poderia fazer
    no Estado de Sao Paulo?
    Muito obrigada.

    ResponderExcluir
  47. Em SP pode marcar para Dr.Paulo Roberto.Um dos ortopedistas mais experientes em Ondas de Choque no Brasil. Endereços em www.ondasdechoque.com.br.O tratamento consiste em aplicações de ondas sonoras que melhoram a circulação local e cura inflamações cronicas.

    ResponderExcluir
  48. Dr. Oyama,meu nome é Lindalva. Moro em Fortaleza-CE e estou com calcificação muscular heterogênia na lateral do quadril direito, adjacente ao trocanter femoral. A US conclui que as demais estruturas musculares estão sem evidências de anormalidades.Fiz fisioterapia e melhorei, não deixando de fazer caminhadas diárias (3 a 4 kms). Porém três meses após, tropecei numa caixa, no escuro, dentro de casa, levando uma grande queda e agora as dores aumO entaram, ando caxingando, com a sensação que a perna está mais comprida que a outra. O RX que fiz cocluiu que os ossos têm textura normais, superfícies e espaços articulares conservados; presença de calcificações em correspondência com o grande trocanter; BURSITE DO GRANDE TROCANTER DO FEMUR DIREITO. Queria saber sua opinião, pois não pretendo fazer a infiltração que já aconselharam.

    ResponderExcluir
  49. ola, fiz uma artroscopia de quadril a mais de 06 meses, pois tinha lesao labral acetabular, mas agora ao lado do local da cirugia fez uma nova lesão, gostaria de sabre se para lesão labral as ondas de choque são uma boa opção, e onde encontro na cidade de curitiba pr.

    ResponderExcluir
  50. Não há indicação de Ondas de Choque para lesões labrais do quadril. Para achar um especialista em Ondas de Choque, procure em www.sbtoc.org.br.

    ResponderExcluir
  51. olá...
    gostaria de entender melhor o tratamento a terapia por ondas de choque...
    fico agradecida

    ResponderExcluir
  52. Leia as postagens anteriores do blog que tem todo o histórico, indicações , contra-indicações e mecanismo de ação das ondas de choque .

    ResponderExcluir
  53. DOUTOR TENHO BURCITI TRONCANTERIANA E TENDINITI E MEU TRABALHO COMO VENDEDORA DE UMA SAPATARIA FICO MUITO EM PÉ E ANDO MUITO E SOFRO MUITAS DORES ; GOSTARIA DE SABER SE POSSO ME AFASTAR DO MEU TRABALHO TEM DIAS QUE NAÕ CONSIGO ANDAR ESPERO RESPOSTAS

    ResponderExcluir
  54. Procure um ortopedista para avaliar clinicamente seu caso e solicitar exames. Quanto ao trabalho, vai depender desta avaliação e do resultado dos exames.

    ResponderExcluir
  55. Daniela Gonçalves Soares12 de abril de 2010 às 13:12

    Prezado Dr.Oyama,
    Sei que o tema foi discutido em agosto de 2009, mas estou com minha mae de 50 anos praticamente sem andar a 2 meses. Fez exames de Ressonancia, Raio X e "Eletromielografia", nao tenho certeza do nome, usam agulhas e choques para ver as reaçoes nervosas. Os exames acusaram alteracoes na C2-C3-C4 e Sindrome da Dor dos Trocanteres Bilateral. Ela ja tomou corticoide, antiinflamatorio por 3 semanas mas nao sentiu resultado ou melhora na dor e nos movimentos. Parece que piorou. A unica forma dela conseguir diminuir sua dor é por Injecao Intramuscular de Profenid. Apareceu um agravante que sua glicose aumentou muito e teve que parar com os corticoides mas seguiu com o antiinflamatorio. Por favor, o medico parece nao estar podendo ajuda-la. Voce poderia ajudar porque sofremos muito ao ve-la como esta visto que é uma pessoa muito ativa e feliz e esta praticamente desconfigurada e infeliz.
    Obrigada doutor e espero que possa nos dar uma resposta.

    ResponderExcluir
  56. A Terapia por Ondas de Choque pode ser usada nesses casos. Depende da avaliação clínica junto com exames. Vc é de Pernambuco ?

    ResponderExcluir
  57. Dr. Oyama,

    Referente ao caso da minha mãe, que foi o caso que a Daniela G. Soares citou acima, ela já efetuou todos os exames solicitados pelo médico, tais como Cintilografia Óssea não apresentando nenhuma anormalidade; Ressonância nuclear magnética da bacia apresentando discreta quantidade de líquido nas bainhas dos tendões glúteos junto suas inserções trocantéricas e leve distensão das bursas trocantéricas, com uma conclusão diagnóstica de possível Síndrome dos Trocanteres Dolorosos bilateralmente; Ressonância Nuclear magnética da Coluna Cervical apresentando discos intervertebrais pouco diminuidos especialmente C2-C3 e C5-C6 e presença de pequenos osteófitos marginais difusos, com uma conclusão diagnóstica da coluna cervical com discopatia degenerativa e cervicoartrose discreta; e Eletroneuromiografia apresentando diagnóstico compatível com lesão dos nervos medianos D/E à nível do carpo e Radiculopatia C6 E, L5 E e S1 bilateral. Fora todos esses exames também foram feitos todos exames laboratoriais onde apresentaram resultados dentro da normalidade, a não ser a glicose alterada em 195mg/dl. O médico especialista em ortopedia e traumatologia apresentou destrato com o caso e, para mim, totalmente perdido. estou buscando um novo médico para minha mãe, desta vez, especialista em, neurologia, mas infelizmente a consulta somente será na quinta. Diante de todo o fato, venho procurando informações na internet e então achei muito interessante a Terapia por Ondas de Choque, mas gostaria, se possível, que o Dr. desse uma olhada nesses diagnóstico supracitados para me orientar melhor a respeito do assunto e também indicar um caminho por onde devo começar. Antecipo meus agradecimentos por sua atenção.

    ResponderExcluir
  58. Há muito sentia dores no quadril, dormencia na perna esquerda, mas nada que impedisse minhas atividades, porém após uma queda, há dois meses atrás, estes sintomas aumentaram gravemente, comecei a sentir dores fortissimas e impacientes, uma sensação terrivel ao lado da perna. Fui ao médico e apos RX e RM, foi diagnosticado calcificações, osteofitos no joelho esquerdo, e hernia de disco, com diagnostico conclusivo de bursite trocanterica, tenho feito Fisioterapia e Pilates, e notei uma pequena melhora, entretanto não mim afastei do trabalho nem de outras atividades domésticas, porém sinto que quando estou complementamente em repouso a sensação de ficar sem dor é bem maior, será que preciso ficar de repouso, pois notei que tanto ficar muito tempo sentada sem um apoio na perna, caminhando ou em pé sinto um incomodo mais frequente, é como a sensação de estar melhorando acabasse. Preciso de ficar de repouso absoluto para melhorar? Por favor, tire essa dúvida pra mim, pois ou meio dificil de ficar de repouso e senso necessário preciso mim conscientizar. Grata.

    ResponderExcluir
  59. Se o seu diagnostico for apenas a Bursite Trocanterica o repouso deve ser relativo. Se tiver alguma compressão tipo hernia de disco, o repouso mais severo, absoluto , deve ser discutido com seu medico acompanhante.

    ResponderExcluir
  60. OI TENHO 32 ANOS SOFRO DE CONDROMALACEA GRAU4 NOS DOIS JOELHOS MAIS CISTOS SUBCONDRAIS ,FIBROMIALGIA,MAIS BURSITE TROCANTERIANA NOS DOIS QUADRIS ,SERA QUE VCS PODEM ME AJUDAR ?

    ResponderExcluir
  61. A Terapia por Ondas de Choque pode melhorar o quadro doloroso dos quadris, e em alguns casos os pontos gatilho da musculatura (fibromialgia).

    ResponderExcluir
  62. Ola Dr.

    Sou de Curitiba e após 3 anos de diversas consultas médicas , fiz uma resonancia e tive como diagnóstico a tal Bursite Trocantérica, conforme as descrições tenho exatamente os sintomas descritos nos mais diferentes sites, mas o meu problema maior é uma grande queimação na parte frontal da perna e na parte superior do pé. Será que isso é uma consequencia da Bursite trocantérica ou é um outro processo que alguns chamam de sindrome do periforme sobre o ciático.

    ResponderExcluir
  63. A Bursite trocanterica normalmente não tem este tipo de irradiação para perna e dorso do pé. Procure um neurologista para avaliar comprometimento de raízes nervosas !

    ResponderExcluir
  64. Olá DR.Oyama Arruda há dois dias me ingressei ao hospital Semper da capital mineiro , derivado a uma dor insuportável no trocante, na parte superior lateral da coxa, no quadril, e fui informado pelo ortopedista que estou com Bursite Trocanterica, ele me indicou dois medicamentos, um deles é o MAXSULID(nimesulida betaciclodextrina) 400mg do laborátorio Farmasa, gostaria de saber isso realmente pode resolver o meu problema?
    Claro que dentro do possivel ético...
    msocunha@hotmail.com

    ResponderExcluir
  65. Dr meu nome è Lia moro em Poços de Caldas MG. desde 2007 tenho diagnostico de bursite trocantérica, tenho hj 38anos a dor é cadavez mas intensa fico até 15 dias sem andar pois não consigo. so agora os especialista me indicarão sessões de fisioterapia com ultrason, crioterapia e alongamento mas não houve resultado desta vez ja estou com dor intensa a quase dois meses e foi pedido para fazer infiltração não tenho plano de saúde mas estou doida com esta dor o que o senhor me aconcelha? AH esqueci de dizer que fasso sessões de aculpuntura seuquentemente

    ResponderExcluir
  66. Ola DR OYAMA ARRUDA meu nome e Wagner moro em Ouro Fino mg , e descobri que estou com bursite trocanterica estou fazendo fisioterapia com ondas e ultrason , so fiz 6 sesoes ate agora ,uso uma pomada com o nome de diclofenaco dietilamonio e nao sinto alivio algum , nao posso dormir de lado,a noite a dor almenta nao posso tomar friagem no local que a dor almenta muito ,com calor a dor alivia e normal isto o que eu tenho que fazer para parar a dor , um abraço.

    ResponderExcluir
  67. Prezado Wagner. Mantenha as fisioterapias pois os rfesultados são positivos na maioria dos casos. Se não melhorar conversar com seu ortopedista sobre uma infiltração,caso vc não tenha nenhuma contra-indicação e depois na Terapia por Ondas de Choque, que em BH certamente tem profissionais fazendo esta técnica.

    ResponderExcluir
  68. Dr Oyama,gostaria de saber se a terapia por ondas de choque tem resultado, na sinovite e lesao labral tambem, pois sinto muita dor no quadril há 1 ano e descobri atraves de ressonancia a sinovite e lesao labral, ja fiz varias sessoes de fisioterapia sem sucesso!!Desde ja grata!!!Luciane

    ResponderExcluir
  69. Prezada Luciana , Infelizmente não há indicação de Ondas de Choque na lesão labral. Neste caso procure um especialista em quadril para avaliar se há indicação cirurgica. Alguns centros já fazem este tratamento por artroscopia.

    ResponderExcluir
  70. Olá, tenho 45 anos, sou portadora de escoliose e nos últimos dias, tenho sentido intensa dor no quadril esquerdo. A dor que sinto parece ser "dentro" do quadril e `as vezes desce pela coxa e perna. Sinto muito desconforto quando deito do lado esquerdo. Dói muito. Hoje, particularmente, estou sentindo uma "fisgada" na lateral do quadril. Quando me abaixo, se não fizer isso com muito cuidado, sinto como se faltasse força em minha perna esquerda desde o quadril e quase caio. Que pode ser essa dor? Obrigada por este espaço para "desabafar" e também pelas informações.

    ResponderExcluir
  71. Dr.OYAMA ArrudaJr.gostaria de saber se a musculação é contra indicado para quem tem bursite no quadril mesmo que vc pegue pouco peso.Eu me chamo RosâNGELA E TENHO 41 ANOS.Agradeço pela informação.

    ResponderExcluir
  72. Dr.tenho abolroamentos na coluna, e bursite no quadril desde abril, diagnosticados com exames. Ja estou no segundo medico, que me recomendou repouso faz um mes e com acupuntura, mas as dores na nageda direita nao passam...isso poderia ter um outro diagnostico, alem da bursite ?
    ou é demorado a dor findar ? ou a dor permanecerá ?
    Obrigado

    ResponderExcluir
  73. Dr.que males a infiltracao repetida varias vezes pode causar.tenho bursite trocanterica no quadril direito,fiz duas infiltracaoes. obrigado.

    ResponderExcluir
  74. É incrivel como falam que não tem solução e vão pra cirurgia.
    eu tratei e uma senhora de 60 anos melhorou. trabalhem toda a parte muscular . usem a crochetagem, edepois acupuntura local 20 agullhas . De 4 a 10 sessoes há uma melhora geral. infiltração só piora o tratamento. Com a sequencia ador para.

    ResponderExcluir
  75. Boa tarde,
    foi diagnosticado osteofitio marginais na patela, femor e tibia, o TOC pode resolver esse problema, pois não queria fazer outra cirutgia no joelho

    ResponderExcluir
  76. Caro amigo ; Osteofitos marginais são sinais de artrose , que é uma alteração da cartilagem, onde não há indicação de Ondas de Choque.

    ResponderExcluir
  77. Bom dia, Dr Oyama !
    Meu nome é Gislaine Sousa
    Ontem 23/08 descubri que tenho bursite localizada no quadril, vou ser primeiramente medicada e retornarei ao médico dia 30/08. Caso os remedios não resolvam qual seria o proximo passo, a dor que sinto é forte e da a impressão que minha perna esta se atrofiando. Isso é normal pra quem tem bursite ?

    ResponderExcluir
  78. Boa Noite Dr Oyama!
    Meu nome é Valeria
    Tenho lido estes comentários, e vejo que a melhor solução para bursite de quadril é a TOC.
    Minha mãe tem 73 anos, e foi detectado agora essa bursite pelo medico em que ela consultou.
    Ela sente muita dor, não consegue dormir direito, os medicamentos não estão resolvendo quanto a dor. O médico havia comentado quanto a infiltração, mas ele disse que existe riscos, e optou a fazer fisioterapia primeiro.
    Vejo que a fisioterapia é um tratamento prolongado para obter um resultado positivo, e que minha mãe não iria aguentar de dor.
    Pode estar pulando direto para a TOC, e quais os riscos da infiltração? Agradeço desde já.

    ResponderExcluir
  79. TOC tem excelente resultados quando bem indicada. Mantenha a fisioterapia que é mais simples e pode resolver. Infiltração tem riscos maiores em hipertensos e diabéticos. TOC deve ser usado em pacientes com 6 meses de queixas sem melhora com outros tratamentos.

    ResponderExcluir
  80. Doutor, Sou bailarino tenho 20 anos e há dois anos sinto essa dor no quadril esquerdo,não me impossibitava de dançar mas sempre doeu muito e esse ano piorou. Ano passado foi diagnosticado como contratura apenas por apalpalção(sem ressonancia). E esse ano foi diagnosticado a Bursite Trocantérica. Estou fazendo Tens(é choque, mas esse é o TOC que o senhor se refere?), ultrassom e cinesio (que a minha fisio se refere à calor profundo). Acha que com esse tratamento posso melhorar? Ou tenho que fazer mesmo uma ressonancia?

    ResponderExcluir
  81. Como vc é muito jovem , acho a Ressonancia importante . A Onda de Choque é não é onda elétrica . é uma onda acústica de alta energia para casos que não melhoram com a fisioterapia que vc já está fazendo, e que é eficiente para a maioria dos casos de Bursite trocanteriana .

    ResponderExcluir
  82. Doutor Oyama Jr,
    Admiro as prudentes respostas que o senhor oferece aos que buscam seu parecer.
    Tenho 42 anos, masculino, 1,78 m, 115kg. Obtive diagnóstico de Bursite trocanteriana por atendimento clínico há 5 anos. De imediato, fiz 20 sessões de hidroterapia. Não tomo medicamentos para dor. Sinto dores no quadril, queimação na parte externa da perna e dormência no pé, lado esquerdo. Fiz a eletroneuromiografia e não foi constatado comprometimento na atividade neural.
    Sou bancário. Trabalho em pé. As dores ocorrem predominantemente sob estado emocional de ansiedade ou irritação. Ouvi dizer que reforçar a musculatura do quadril é bom. Que atividades físicas eu poderia realizar para tonificar essa musculatura? Sou candidato a TOC?
    Robson Amaral Azevedo - SÃO LUÍS (MA)
    rancho39@hotmail.com

    ResponderExcluir
  83. Prezado Robson.
    Se vc tem diagnostico confirmado de Bursite trocanteriana e não melhora com outros tratamentos , tem sim indicação de TOC. Perca peso, melhore sua musculatura. Existe em são Luis médico especialista em TOC. Procure no www.sbtoc.org.br.Boa sorte !

    ResponderExcluir
  84. JA TENHO 3 ANOS NAO TIVE MELHORAS TENHO BURSITE TROCANTERIANA SINTO MUITA DOR NA PERNA ESQUERDA SINTO MUITA DOR NO MEIO DAS COSTAS NO PESCOSO E POR CAUSA DA BURSITE TEM ESTE TRATAMENTO NO RIO DE JANEIRO PREFERENCIA DUQUE DE CAXIAS TEM ALGUM MEDICO QUE CUDE DO MEU CASO ONDE EU MORO RESPONDE TA

    ResponderExcluir
  85. Procure em www.sbtoc.org.br um especialista no RJ. A Terapia por Ondas de Choque melhora o quadro de Bursite trocanteriana mas não as dores nas costas e no pescoço.

    ResponderExcluir
  86. Estou com indicação cirurgica, retirada da bursas sobre o trocanater. O problema é crônico com todos os tratamentos convencionais já experimentado. Tenho nefropatia por Iga. O médico não tem mais alternativa e deacidi pela ressecção das bursas...não tenho encontrado muita coisa na Internet sobre resultados. Esta cirurgia dá resultado positivo?

    ResponderExcluir
  87. A Terapia por Ondas de Choque não 'e uma cirurgia . Tem bons resultados em torno de 70% dos casos. Poucas contra-indicações. Procure na sua cidade em www.sbtoc.org.br.

    ResponderExcluir
  88. tenho 28 anos,pratico artes marciais à 10 anos, pesquisei bastante porém o que achei mais parecido com o que sinto foi Bursite Trocantérica, porém não sinto dor quando pego peso nem corro ou caminho, mas sim quando faço abertura, e parece ser no mesmo lugar, uma dor aguda que atrapalha muito meu rendimento no treino. O que será que tenho?

    ResponderExcluir
  89. Procure um ortopedista especialista em quadril que saberá dar o diagnóstico correto do seu problema e orientar o tratamento.

    ResponderExcluir
  90. GOSTARIA DE SABE SE A BURSITE NO QUADRIL TEM CURA OU SO MELHORA POR FAVOR ME RESPONDE UM MEDICO ME DISE QUE SO IA ALIVIA QUEM NAO TEM CURA QUE EU DEVERIA MUDA DE PROFICAO E VERDADE

    ResponderExcluir
  91. Caro Dr Oyama, Tenho bursite trocanteria bi
    ilateral, sendo que o lado direito é o mais afetado. As dores iniciaram a mais de 10 anos, mas os exames não indicavam doença. De dois anos para cá as dores se intensificaram. Fiz 7 sessões de ondas de choque, infiltração e 25 sessões de fisioterapia, além de muito medicamento. Estou desanimada, as dores persistem impossibilitando de caminhar e de fazer qq tipo de exercícios. O que ainda posso fazer? Tenho 55 anos . Zenair

    ResponderExcluir
  92. Boa noite Dr...gostaria de saber se conheçe aqui em Curitiba algum medico especialista em quadril. Há 4 anos fiz cirurgia de coluna, tinha uma hérnia de disco entre L5 e S1, ocorreu tudo bem,porém há uns tres meses sofro de dores em MIE meu ortopedista disse q estou com bursite em trocanter, ja fiz 2 infiltrações e estou fazendo fisioterapia, mas sinto pouca melhora, nao posso nem se quer fazer caminhadas que as dores voltam. Preciso encontrar um médico que faça o tratamento correto.
    Abraços Rose

    ResponderExcluir
  93. tem uma causificacao no lado que tenho a bursite no quadril esta causificacao e da bursite ?tem cura

    ResponderExcluir
  94. Infelizmente não conheço nenhum especialista de quadril de Curitiba. A Terapia por Ondas de Choque podem ser umaindicação para vc .
    As calcificações podem ser do tendão que fica na região do quadril.

    ResponderExcluir
  95. Após a terapia por ondas de choque pode ser utilizado o ultrassom da fisioterapia?

    ResponderExcluir
  96. A Onda de Choque é uma energia muito mais alta que qualquer equipamento de fisioterapia. Não faz sentido continuar fazendo US, devendo ser aguardado a evolução com a Onda de Choque .

    ResponderExcluir
  97. Dr Fiz um exame de ressonância e constatou tendinobursopatia degenerativa no quadril direito, sinto dores atrás na perna, no movimento de inclinação do corpo para frente, quando fico sentada sinto dores na parte de trás das costas e quando deitada na lateral do quadril, já estou no terceito tratamento, o primeiro tomei flotac, depois injeção de corticóide e agora celebra, a dor diminui e sempre volta, não sinto dores quando pratico atividades físicas, gostaria de saber se continuo fazendo essas atividades (volei e futsal) ou se paro? Gostaria de saber também se compressas de gelo dão resultados?

    ResponderExcluir
  98. O médico que solicitou o seu exame de Ressonancia Magnética e fez sua infiltração com corticóide pode lhe orientar melhor. Por enquanto melhor suspender suas atividades esportivas.

    ResponderExcluir
  99. Fiz uma ressonância onde constatou a suspeias de Bursite e após 3 semanas de tratamento com Flotac e Dolamin Flex senti um alívio mas não total e agora a dor esta voltando muito forte, a infiltração poderia resolver definitivamente?

    ResponderExcluir
  100. Dr. Oyama.
    tenho uma tia que sofre de bursite justa-trocantérica coexistente, confirmada por vários exames imagiológicos. Alguns médicos a recomendaram a cirurgia, mas como ela já tem certa idade acha arriscado submeter-se a tal. Há anos que ela toma cortisona e faz fisioterapias e as dores sempre estão presentes. A TOC seria recomendada para ela, mesmo num quadro tão agravado? Ademais pergunto se o senhor tem conhecimento de alguma clínica que faça esse tipo de tratamento em Portugal, pois ela mora lá.

    ResponderExcluir
  101. MEGAPOFISE TRANSVERSA EM CORPO DE TRANSSICAO LOMBAR A ESQUEDA O QUE E ? E SE PODE SER ISTO QUE ESTA CAUSANDO A BURSITE QUE O MEDICO ME FALOU QUE ISTO ESTA MACHUCANDO O LADO DA BURSITE POR FAVOR ME DIGA HA E INDICADO FAZER ESTE TRATAMENTO

    ResponderExcluir
  102. Para encontrar profissionais habilitados a realizar Terapia por Ondas de Choque procure em www.ismst.com.

    ResponderExcluir
  103. Leticia.
    A infiltração tem bons resultados na Bursite trocanteriana desde que não tenha contra-indicações para o paciente.

    ResponderExcluir
  104. A terapia por Ondas de Choque só deve ser realizado em casos com diagnóstico confirmado por imagem. Megapófise transversa não é indicação de TOC, e deve ser avaliada por um ortopedista especialista de coluna.

    ResponderExcluir
  105. Caro Doutor Oyama, tenho 24 anos e sofri um trauma a dois anos na lateral direita do quadril, na época fiz raio-x, tomografia e ultra-som que deu tudo Ok. Tive tratamento apenas com antiinflamatório. Porém, com a prática de esporte tive novas pequenas lesões no mesmo local e meu novo médico solicitou uma Ressonância Magnética, no qual indicou uma Exuberante Bursite Trocantérica. Pelo que li aqui em outro casos, você indica o TOC, minha consulta de retorno com meu médico é dia 4/11, aguardo qual o tratamento sugerido por ele. E o senhor sugere algo? Durante esses anos a dor se deu em períodos, com mais intensidade após alguma prática esportiva. No momento, estou tomando remédio receitado.
    Grato,
    Paulo Machado - Belém-Pa

    ResponderExcluir
  106. Caso vc já tenha feito tratamento fisioterápico sem melhora , a TOC é uma boa indicação com grandes chances de melhora nas suas queixas. Pergunte ao seu médico sobre este tratamento .

    ResponderExcluir
  107. Olá Doutor, eu tenho 19 anos e hà 5 meses descobri q tenho Bursite Trocantérica do lado direito,fiz um raio x e não constou nada mais, pelo diagnostico do medio e sintomas sim é bursite fiz terapia de ondas de choque durante 15 dias e logo apos fisioterapia, durante o tratamento melhorou 70% e depois por recomendação do medico fiz caminhadas, mais depois q fiz o tratamento a dor voltou por mais q estivesse fazendo as caminhadas. Quero saber doutor se não sou muito nova para ter esse tipo de problema?.. Se devou fazer outro tipo de exame q realmente de para diagnosticar a bursite e que tipo de tratamento devo iniciar???.. sendo que uns dos melhores tratamentos com melhores resultados eu já fiz e não resolvel muito.
    Obrigada Leticia

    ResponderExcluir
  108. Prezada Letícia : Qual Terapia por Ondas de Choque vc fez ? Quantas aplicações? Tinha feito fisioterapia antes ? Converse com seu médico e explique suas queixas melhor. Baseado nisso ele deverá pedir outros exames de imagem para avaliar melhor vc. Atenciosamente ,

    ResponderExcluir
  109. EM 2008 FIZ UMA RESSONANCIA E MOTROU QUE TINHA BURSITE TROCARIANA NOIS DOIS LADOS EM FEVERREIRO DESTE ANO FIZ OUTRA E LA ESTAVA SINTO OS MESMOS SINTOMAS DE ANTESMAIS AGORA NO MES DE NOVEMBRO FIZ OUTRA E NAO MOSTROU NADA NAS BURSAS NAO DEU MAIS A BURSITE DEU O SEGUINTE EDEMA DO PLANO GORDUROSO ENTRE O TROCANTER MAIOR E TROTO ILIOTIBIAL RELACIONADO A ATRITO BILATERAL E DISCRETA PERITENDINITE DOS GLUTEOS MINIMO E MEDIO JUNTO A SUA INSERCAO TROCANTERICA E PEQUENO DERRAME ARTICULA A ESQUEDA O SENHOR PODE ME DIZER O QUE ESTA ACONTECENDO SINTO MUITAS DORES ESTA RESSONANCIA FOI CEM COMTRASTE SERRA QUE POR ISTO QUE NAO APARECEU OU SUMIU MESMO ESTAS DORES SAO DESTES POBLEMAS NOVOS?ME AJUDE MORO EM CAXIAS GOSTARIA DE UMA ORIENTASAO PARA UM ORTOPEDISTA?

    ResponderExcluir
  110. O laudo depende muito da interpretação da imagem pelo radiologista. O problema ortopédico no seu caso é o mesmo. Procure um especialista de quadril da sua cidade ou de Porto Alegre. As Ondas de choque podem ser boa opção.

    ResponderExcluir
  111. Dr. Oyama, foi detectado que tenha bursite no quadril, meu medico pediu para fazer academia para fortalecer meus musculos da coluna e continuar com as fisioterias, mas meu fisioterapeuta disse que não posso fazer academia agora, estou sem saber o que fazer, se começo academia ou isso poderia dar mais problemas no quadril? Aguardo retorno, att Bi.

    ResponderExcluir
  112. Musculação deve ser sempre muito bem orientada, do contrario pode causar problemas. Começe o fortalecimento com o fisioterapeuta , com mais segurança.

    ResponderExcluir
  113. tenho 68 anos e estou sofrendo de burcite trocanterica há 1 ano. ja fiz infiltração com corticoide, raiolaser, mas ultimamente só estou tratando com anti inflamatorios, já não sei o que fazer, sofro muitas dores que se espalham pelas nadegas e colchas.

    ResponderExcluir
  114. Se vc fez todos estes tratamentos, 1 ano de evolução,tem exames de imagem , Ressonancia ou ultrassonografia confirmando a Bursite e não melhorou, pode tentar as Ondas de Choque pois no seu caso os resultados são normalmente muito bons.

    ResponderExcluir
  115. Boa noite Dr. Oyama tudo bem?
    Há um ano atrás senti dores no quadril esquerdo e o médico solicitou uma RM e o resulatdo foi:
    IMPRESSÃO DIAGNÓSTICA:
    - Discreto edema entre o tensor da fáscia lata e a face lateral do grande trocânter femoral, relacionado a atrito e comumente destituído de significado clínico.
    Fiz algumas sessões de fisioterapia, mas até hoje continuo sentindo dores, formigamento etc.. Agora sinto dores na coxa direita também será que o mesmo problema? O que devo fazer por favor Dr. me ajude. Ficarei muito grata.

    Marina.

    ResponderExcluir
  116. Procure um especialista em quadril para avaliar clinicamente. As Ondas de choque podem ser boa opção de tratamento.

    ResponderExcluir
  117. Dr. venho sentindo muita dor do lado direito do quadril, gluteo e perna e chagando até o pé. ja fiz fisioterapia, infiltração, medicação e nenhum resultado. Já não trabalho mais por conta dessa dor, caminhar mais de meia hora é impossilvel, dor contantemente, procurei o medico especialista em quadril e pediu um RM, contatou tendinite dos tendões do gluteo. Sendo assim, ha 2 anos sem uma resposta pra amenisar a dor, queria saber como devo proceder.

    ResponderExcluir
  118. Pergunte ao seu médico sobre a Terapia por Ondas de Choque. Pode ser uma opção de melhora dos sintomas.

    ResponderExcluir
  119. Bom dia,

    Gostaria que o Sr. me indicasse um especialista em quadril em Brasília.
    Grata,

    Maria Célia

    ResponderExcluir
  120. DR Oyama, moro em Campinas e tenho bursite no quadril á mais de 05 anos; dos quais já tentei muitos tratamentos.
    Fiz inumeras sessoes de fisioterapia, fiz infiltrações, acupuntura e também 02 sessões de terapia de ondas de choque. Tudo melhora apenas inicialmente, mas depois como todo médico me recomenda ?fazer ginastica para fortalecer, ela volta. Será que tenho que operar

    ResponderExcluir
  121. Infelizmente não conheço especialista de quadril em Brasília.
    Em Campinas , caso já tenha realmente tentado todos estes tratamentos, inclusive as Ondas de Choque pode ter indicação cirúrgica sim . Procure Dr. Mauro Caron, especialista em quadril, se não me engano , no Instituto Afonso Ferreira e na UNICAMP>

    ResponderExcluir
  122. BOA NOITE TENHO UMA DOR NO QUADRIL DIREITO HA ALGUNS ANOS O ORTOPEDISTA DIAGNOSTICOU COMO INFLAMAÇÃO NO CIÁTICO, TOMEI NA ÉPOCA ANTIFLAMATÓRIOS E ANALGEGICOS.SEMPRE CONVIVI COM ESSA DOR QUE MELHORAVA E ATÉ SUMIA POR ALGUM TEMPO. AGORA FAZ 5 MESES VOLTOU COM INTENSIDADE MAIOR E DEPOIS QUE SUBI E DESCI ESCADA TRES VEZES SEGUIDA EM PASSOS NORMAIS, MAS SENTI PRESSÃO E A DOR NOTURNA QUE NÃO ME DEIXA DORMIR, FUI A OUTRO ORTOPEDISTA QUE DIAGNOSTICOU BURSITE TROCANTÉRICA NO QUADRIL DIREITO.PASSOU ALGUMAS INJEÇÕES E FISIOTERAPIA. MAS MINHA PREOCUPAÇÃO É COM O TRATAMENTO FISIOTERÁPICO POIS FAZEM PRIMEIRO POR DEZ MINUTOS FORNO BEM QUENTE,CHEGA FICAR VERMELHO NO LOCAL, DEPOIS 10 MINUTOS DE ONDAS CURTAS.POR FAVOR ME RESPONDA SE ESTÁ CORRETO O FORNO, POIS NÃO TENHO TIDO ALIVIO MEU E-MAIL mifebru@bol.com.br. AGRADEÇO SUA ATENÇÃO

    ResponderExcluir
  123. Prezada Miriam : Vc fez algum exame que confirma Bursite trocanteriana ? Quanto a fisioterapia , converse com o profissional que aplica que ele vai lhe esclarecer o tratamento. Caso não melhore AS ONDAS DE CHOQUE são uma boa opção.

    ResponderExcluir
  124. Tenho 29 anos e trato bursite trocantérica há 8 meses com tens, infra vermelho, ondas curtas e micro ondas, mas não tenho sentido melhora.
    Onde posso fazer estas ondas de choque? com o fisioterapeuta? o plano cobre?
    Desde já Agradeço.
    Angélica Manhães.

    ResponderExcluir
  125. Prezada Angelica
    Procure em sua cidade um especialista que seja habilitado a fazer Ondas de Choque. Vc escreve de onde ? Só médicos fazem esta Terapia. Alguns planos já cobrem , a maioria ainda não.

    ResponderExcluir
  126. Ola DR. meu nome é Dione!
    Fiz uma cirurgia no joelho a quase um ano e des de la venho tendo fortes dores no quadril, que foi diagnosticado como bursite, ja são dez meses de tratamento, varias medicações, corticoides, infiltração, em torno de 60 seções de fisio, choque, ultrasom e gelo, Sem resultados..Este choque da fisio é o mesmo o qual Sr se refere??a pouco tempo procurei um quiroplaxista, ele me disse que estava com a bacia deslocada, ele arrumou no lugar, doeu muito, mais achei que seria a solução, mais não adiantou, ja foi constatado por ressonancia a bursite. tenho dores todo dia o dia todo. no meu caso a cirurgia seria o indicado. O Sr pode falar de tempo de recuperação e da eficacia da mesma! obrigado! Fica com Deus

    ResponderExcluir
  127. Prezada Dione. Se vc tem confirmado na RNM a bursite trocanteriana, existe indicação de Ondas de Choque , que é uma onda acustica de alta energia, muito superior á usada em fisioterapia, cujos resultados são muito bons nos casos como o seu. Procure no seu Estado um especialista em : www.sbtoc.org.br.

    ResponderExcluir
  128. Olá, tambem tenho esse mesmo problema bursite trocateriana,foi descoberto através da resonancia,e trabalho nove horas em pé, subindo e descendo escada,abaixando e levantando oque devo fazer? esse problema levaria ficar afastada para tratamento?

    ResponderExcluir
  129. Olá Dr. Meu nome é Camila tenho 22 anos e fui diagnosticada com Bursite no Quadril , a um mes e meio , a dor em estremo não sinto tanto , porem minha perna ainda esta muito inchada, gostaria de saber se é normal?

    Outra coisa tem feito sessoes de Fisio e tem me ajudado , porem a dor vem e volta.

    Grata

    Camila Souza

    ResponderExcluir
  130. OLA DR.MEU NOME É ANGELA TENHO 49 ANOS
    TIVE UMA QUEDA E BATI COM O GLUTEO NA GUIA DA CALÇADA ,SINTO DORES NA VIRILHA,AO REDOR DA COXA DIREITA E NA LATERAL,NÃO CONSIGO DORMIR DE LADO .ISTO JA FAZEM 2 ANOS,FIZ FISIO.TOMEI ANTIINFLAMATORIOS,CORTICÓIDES,ACUNPUNTURA,QUIROPRAXIA.PEQUENOS ALIVIOS,AGORA NÃO CONSIGO SENTAR, ADOR É INTENSA NO GLUTEO E NO ISQUIO.RESULTADO DA RM BURSITE TROCANTERICA.GOSTARIA DE SABER SE É POSSIVEL TER BURSITE TROCANTERICA E ISQUIATICA AO MESMO TEMPO.E TB SE O TRAT DE TOC É IGUAL AO LASER QUE O FISIO COLOCA EM MIM TODA A SEMANA,POIS NÃO ESTA RESOLVENDO NADA.AGRADEÇO A ATENÇÃO

    ResponderExcluir
  131. A toc usa uma energia muito superior à usada nas sessões de fisioterapia, é bem diferente. Se vc tem diagnóstico confirmado de Bursite trocanteriana a TOC é uma boa indicação para vc .

    ResponderExcluir
  132. Dr.Oyama,boa noite!
    Estou muito aflita,minha mãe apresenta bursite e esta sofrendo com dores que a limitam,ela tem 76 anos,tem bastante energia mas esta doença acaba com ela,fico muito triste,sou aqui de Fortaleza e os médicos só passam pilates ou hidroginástica,mas as dores são muito fortes,ela fica de cama.O senhor conhece algum médico em Fortaleza que possa me ajudar?O que o senhor indicaria para ela?

    ResponderExcluir
  133. Cerifique-se que o diagnóstico é Bursite trocanteriana e caso ela não tenha melhorado com outros tratamentos procure um especialista em Ondas de Choque na sua cidade em www.sbtoc.org.br.

    ResponderExcluir
  134. ola doutor
    eu fiz uma ultrasson que deu o seguinte resultado"bursa trocanterica discretamente espessada com conteudo liquido sugerindo processo inflamatorio bilateral".pretendo fazer o concurso da PM,cuja prova é em junho,e consequentemente o teste fisico é mais pra frente,se eu fizer o tratamento direitinho,será q tenho chance de participar do teste de apitdao fisica caso seja aprovado?

    abraços!!!!

    ResponderExcluir
  135. Se as suas queixas correspondem ao exame de USG, pode ser que haja melhora com as ondas de choque. Porém devem ser tentados outros tratamentos antes, como Fisiooterapia por exemplo.

    ResponderExcluir
  136. Estou com Tendinose no Gluteo Médio e Minimo e
    Pequena Bursa na perna direita, ha 03 anos,não aguento de tanta dor.
    O TOC será que vai adiantar? Descobri a Tendinose aha 02 meses atrás.
    Faço Fisioterapia ou ja vou direto para o TOC?

    ResponderExcluir
  137. A fisioterapia sempre deve ser tentada antes da TOC. Caso não tenha bom resultado , volta a pensar na TOC.

    ResponderExcluir
  138. Dr.Oyama,boa tarde!
    Faz 10 meses que, sofri um acidente, quebrei o femur e estou com lesão no menisco do joelho. Nofemur tenho haste e 3 parafusos, e o joelho estou em tratamento, aguardando cirurgia. Sinto muita dor no quadril, no local da cirurgia, e não posso subir escadas, dói muito, e a noite sempre tenho problemas para dormir, não posso dormir do lado da cirurgia, e tem um inchanço imenso, o médico me pediu uma ultrasom do gluteo, fiz e deu presença de liquido na topografia da bolsa sinovial e trocanteriana. Mostrei a ele , e o mesmo disse que com o tempo o meu organismo iria absorver. Faz quatro meses e até agora continua inchado e a dores pioraram, fui no médico e irei fazer uma ressonancia, só que ele disse que acha que é bursite ou um ematoma, a dores são muito forte. Poderia me dar sua opinião? na primeira ultrasom já não seria um diagnostico da bursite? há e vou fazer uma astrocopia no joelho, qual o tempo de recuperação, levarei ponto?

    ResponderExcluir
  139. Oi Claudia. A Ressonancia vai ajudar a definir o diagnóstico do quadril. Caso seja Bursite a Terapia por Ondas de Choque pode ajudar vc. A artroscopia no joelho é um procedimento cirúrgico.Leva uns pontinhos e a recuperação depende do que vai ser realizado na cirurgia .

    ResponderExcluir
  140. Ola! meu nome e Dione! fiz ressonância recebtimente e um exame de sangue e acusou espondiloartropatia! gostaria de saber do senhor da eficacia do choque nesta doença e o que seria mais recomendado de se fazer! obrigado!!!

    ResponderExcluir
  141. Prezada Dinoe. Ondas de Choque não tem indicação em espondiloartropatias. Vc deve procurar um Reumatologista para acompanhar seu caso. Atenciosamente . Oyama

    ResponderExcluir
  142. No dia 8/7/2010 peguei 1 cx de leite - ao jogá-la dentro do carrinho girei apenas o tronco. 48 h depois estava totalmente travada - qquer movimento me fazia urrar de dor. No hospital fizeram tomo que acusou 3 hérnias de disco mas incipientes e ultrassom. Prescreveram 5 injeções de citoneurim que me tiraram do quadro agudo, mas uma dor residual e persistente na crista do osso ilíaco me castigou por 3 meses até que no dia 18/10 fui internada com parestesia e uma dor de magnitude 9.5 que abrangia a face + lateral da coxa direita até o joelho. Fiquei 12 dias internada, fiz RM da coluna + cintilografia óssea - NADA
    Fizeram infiltração intramedular mas com curta analgesia, então passaram a ministrar 5mg de dolantina, gabapentina, betametasona, profenid. Recebi alta e ao chegar em casa me dei conta que não conseguia sentar. O neurologista achou que o nervo inguinal estava espesso e fiz + 5 infiltrações = SEM RESULTADO. O médico passou a considerar que o problema era compressão do nervo cutâneo lateral e que o caso era cirúrgico. Procurei um ortopedista para ter uma 2ª opinião e voltei para casa com o diagnóstico de bursite no troncante.
    Preciso de um terceiro parecer mas não sei qual especialista devo procurar para dirimir o diagnóstico.
    Alguma sugestão?

    ResponderExcluir
  143. Procure um ortopedista especialista em coluna. Leve seus exames de imagem e baseado no seu exame físico ele vai saber diferenciar o quadro neurologico da Bursite do trocanter.

    ResponderExcluir
  144. Olá Dr. Oyama,

    Tenho bursite trocanteriana (ou trocantérica?) há alguns meses. Comecei me tratando com antinflamatórios e gelo, não melhorou! Fiz fisioterapia por alguns meses tb, mas a dor sempre estava presente. Mês passado comecei acupuntura e a dor sumiu totalmente, mas tenho medo de parar o tratamento de acupuntura e a dor voltar. O que eu faço, será que vou ficar dependente de acupuntura?
    Obrigado
    Márcio

    ResponderExcluir
  145. Procure orientação do seu ortopedista sobre reaizar alongamentos e se vc já pode encerrar as aplicações de acunputura.

    ResponderExcluir
  146. Dr. Oyama,

    Eu não consigo entender bem a diferença entre tratamentos com "ondas de choque" e "ultrassom", sou fisioterapeuta. Parece-me que ambos os métodos atingem resultados muito semelhantes, não?

    Obrigado!

    Itamar

    ResponderExcluir
  147. Ondas de Choque são pulsos sônicos com frequência e intensidade muito superiores às ondas de US convencional. Os resultados não são semelhantes porque as indicações não são as mesmas. Apenas os casos crônicos, que já se submeteram a fisioterapia e não melhoraram tem indicação de TOC.

    ResponderExcluir
  148. Olá Dr.

    tenho 26 anos, tenho Bursite Trocanteriana e estou em tratamento há alguns meses com fisioterapia. Infelizmente os médicos levaram quase 1 ano para me darem um diagnóstico preciso, mas não vejo melhora, já parei com todas as atividades, fiz repouso absoluto, tomei diversos medicamentos, enfim.. eu gostaria de saber se é assim, demorado? E se por aqui em Londrina-Pr, existe esse tratamento com ondas de choque? Por favor, me diga, pacientes com esse tipo de inflamação, podem voltar a correr? Ou terei que abandonar? Obrigada.

    ResponderExcluir
  149. Vc tem exame de imagem que confirma a Bursite ttrocanteriana ? Para encontrar um membro da Sociedade de Terapia por ONDAS DE CHOQUE, procure em www.sbtoc.org.br

    ResponderExcluir
  150. Obrigada pelo retorno. Sim, tenho um exame de ultrassom e ontem fiz uma ressonância magnética da região coxo-femural. A fisioterapeuta desconfia de uma outra inflamação na sacroilíaca, pois tenho fortes dores atrás no glúteo esquerdo. Espero que esse outro exame apresente alguma confirmação. Só desconfio do tratamento, ninguém me confirma se é normal esse tempo para recuperação, pois desde que iniciei a fisioterapia (há 5 meses) não melhoro, cada dia a dor se intensifica. É possível que eu volte a correr? Obrigada!

    ResponderExcluir
  151. Tudo vai depender da confirmação do diagnóstico e da resposta que vc vai ter ao tratamento. Veja esta investigação da sacro-ilíaca que pode ser importante no seu prognóstico.Sei que o que depender da sua força de vontade vc vai conseguir. Boa sorte !

    ResponderExcluir
  152. Paulo Mauricio Ramos3 de maio de 2011 às 18:50

    Prezado Dr. Oyama minha esposa há alguns anos está com muitas dores no quadril esquerdo, em 2008 ela fez uma ressonância magnética e acusou o seguinte:
    ESPESSAMENTO E ALTERAÇÃO DE SINAL DO TENDÃO GLUTEO MINIMO JUNTO A SUA INSERÇÃO NO TROCANTER MAIOR À ESQUERDA, ASSOCIADO À EDEMA E IMPREGNAÇÃO DE PARTES MOLES ADJACENTES -

    Impressão diagnóstica: TENDINOPATIA DO GLÚTEO MINIMO À ESQUERDA, JUNTO A SUA INSERÇÃO, ASSOCIADO À EDEMA PERITENDÍNEO.

    Ela já tomou diversos medicamentos, já fez fisioterapia, acumputura, pilates, mas agora a dor está mais intensa. Isso é sintoma de bursite troncateria?? A Terapia por onda de choque irá resolver o seu problema? Me responda por gentileza, pois já estou muito nervoso com isso.
    Grato!

    Paulo Mauricio Ramos

    ResponderExcluir
  153. Prezado Paulo Maurício
    A Terapia por Ondas de Choque tem bons resultados nas tendinopatias do quadril. Necessitaria, claro, de uma avaliação para lhe dar uma previsão de resultado positivo.

    ResponderExcluir
  154. Paulo Mauricio Ramos3 de maio de 2011 às 19:44

    Dr. Oyama, muito grato pela resposta. Dia 5, quinta-feira próxima minha esposa tem uma consulta com o Dr. Sergio Leopowski, ortopedista que está cuidando dela aqui em minha cidade (Santo Antonio da Platina - PR), oportunidade em que vou solicitar a ele uma avaliação sobre a terapia por onda de choque e depois, irei procurar um especialista mais próximo, talvez em Londrina - PR ou Ourinhos - SP, conforme relação dos médicos constantes do site da Soc. Bras. de Terapia por Onda de Choque. É muito triste ver as pessoas com dor, principalmente quando é de nossa familia. Estou pondo muita fé nesse tratamento.
    Esta avaliação que o Sr. disse seria de que forma?
    Grato mais uma vez.

    Paulo Mauricio Ramos

    ResponderExcluir
  155. Avaliação com exame físico correlacionado com exames de imagem que ela já possui. Nenhum tratamento tem 100 % de resultados positivos, mas as Ondas de Choque tem melhorado as queixas de muita gente que sofre com dor em pontos espescíficos do aparelho osteo-articular.

    ResponderExcluir
  156. Paulo Mauricio Ramos4 de maio de 2011 às 12:05

    Dr. Oyama, mais uma vez fico imensamente agradecido pelas informações. De fato, nenhum tratamento tem 100% de resultados positivos, mas devemos ter muita fé que tudo dará certo. Assim que tiver o parecer médico de quinta-feira lhe informarei o resultado. Finalizando, só me esclareça uma dúvida:

    TENDINOPATIA DE GLÚTEO e BURSITE TROCANTERIANA são as mesmas doenças???

    Muito grato pela sua gentil atenção.

    Paulo Mauricio Ramos

    ResponderExcluir
  157. Não são a mesma patologia. Mas pela proximidade e contiguidade destas estruturas os sintomas se confundem e só o exame de imagem (RNM) os diferencia.

    ResponderExcluir
  158. Doutor, bom dia. Sofro com bursite do trocanter há mais de um ano e já fiz todos tratamentos convenionais (calor profundo, laser, acupuntura, hidroterapia, shiatsu, etc). Estou pensando nas ondas de choque, mas vi um comentário acima que parece que diferencia os áparelhos utilizados. Andei pesquisando preços e encontreo preço que varia de R$ 300,00 a R$ 600,00 a aplicação. Isso se deve ao tipo de aparelho. Se o mais caro significa que o aparelho melhor, prefiro não economizar.O senhor pode me dar alguma orientação? Obrigada. Estela Alva

    ResponderExcluir
  159. Prezada Estela. Existem 2 tipos de ondas de choque. Os dois prevêem 3 aplicações com intervalos diferentes. Veja se você está pagando por tratamento ou por sessão. Os dois tem resultados semelhantes, porém um deles necessita de anestesia local.

    ResponderExcluir
  160. boa noite,desde fevereiro tenho bursite no quadris.fiz uma ressonancia que constatou o bursite.ja tomei varios anti-flamátorio,fiz 20 sessoes de fisioterapia com ultra-som e choque já fiz uma infiltraçao,mas a dor melhorou um pouco mas não sarou por completo o que devo fazer e se tem cura me ajuda por favor.

    ResponderExcluir
  161. Pacientes com de 6 meses de dor, que já tenham tentado outros tratamentos são a melhor indicação para a Terapia por Ondas de Choque. Os resultados são positivos em 80 % dos casos. Procure um especialista na sua cidade no site : www.sbtoc.org.br.

    ResponderExcluir
  162. Olá Dr. Oyama,
    Tenho 28 anos, faço ballet e depois de 6 meses sem escalar, em uma aula que estava bastante aquecida, escalei com facilidade. No dia seguinte simplesmente não conseguia nem se quer levantar a perna, nem para colocar a calça ou deitar na cama, tinha que carregá-la(a dor era na ligação do musculo da perna com a virilha). Tres dias depois a dor desapareceu sozinha. 3 semanas depois fiz uma trilha ingreme e no dia seguinte a dor voltou, só que um pouco mais fraca e sumiu sozinha em 2 dias. Isso tem 1 mês. Desde então a dor não voltou mais, faço ballet mas sem forçar a perna direita, enrolando rsrs A dor passou, mas sinto que o local está fragilizado, então tenho medo de voltar a fazer os exercícios com toda força, queria me recuperar 100% antes, entao fiz um rx,que não deu nada, e uma ressonancia com os seguintes resultados: pequeno derrame articular no quadril direito e mínima peritendinite insercional do gluteo mínimo. Busquei na net e fiquei meio perdida com o que li. Você poderia me esclarecer melhor? Obrigada!

    ResponderExcluir
  163. Procure um ortopedista especialista em quadril para correlacionar seu quadro clínico com as imagens da ressonancia. posteriormente talvez uma fisioterapia possa lhe devolver a segurança necessária para voltar plenamente ao ballet.

    ResponderExcluir
  164. Drº boa noite, por favor eu tenho 56 anos, e sofro de bursite trocanterica nao consigo dormir direito, andar. a dor é realemente insuportavél, gostaria de saber. coxartrose é a mesma coisa que bursite trocanterica ? qual a diferença?

    ResponderExcluir
  165. Oi Sônia . Coxartrose é um desgaste da articulação do quadril , bem diferente da bursite trocanteriana. O diagnóstico pode ser feito mesmo com rx simples. Procure um ortopedista especialista em quadril , se seu caso for crônico , pode pensar nas Ondas de Choque.

    ResponderExcluir
  166. Boa noite Dr. Sou Maria Aparecida tenho 46 anos fiz artrodese lombar a cinco anos com 6 parafusos, a dor que sentia nas costas e pernas concentrou-se no quadril a cinco anos com dor e tto profilático,
    choque, acupuntura, fisio, hidro, e feito quatro infiltrações sem sucesso, não quero partir para cirurgia, mas estou sofrendo muito, sinto que quando sentada ao levantar trava e a dor é intensa....socorro Dr. me ajuda..o que fazer? mariar2@ig.com.br - Maria

    ResponderExcluir
  167. Prezada Maria. Se a sua dor no quadril tiver um exame de imagem (Ressonancia Magnética ) que confirme Bursite trocanteriana ou tendinite do gluteo, a Terapia por Ondas de Choque pode ser útil para vc. Se for irradiação da coluna , procure o especialista que a operou e converse com ele sobre seus sintomas .

    ResponderExcluir
  168. Dr, estou fazendo ginástica numa plataforma vibratória há 1 ano e meio. Comecei a sentir umas dores no quadril, fiz ultra, e foi constatado Bursite. eu adiquiri isso devido ao exercício, ou já era uma pré disposição? O médico me disse que a fisioterapia pode aliviar, mas as dores geralmente acabam voltando.Aqui em Niterói existe esse tratamento de ondas de choque?
    Agradeço e aguardo retorno.

    ResponderExcluir
  169. Prezada Selma . Pode haver uma predisposição , mas provavelmente foi do exercício. Acho que existe em Niterói o tratamento com Ondas de CHoque, mas tente antes a fisioterapia que pode resolver o problema.

    ResponderExcluir
  170. Olá Dr. Tenho 28 anos e há mais de 1 ano, descobri que tenho Bursite Trocanteriana e tendinite no joelho, fiz sessões de fisio, e tomo constantemente anti-inflamatórios, mas minha dor é muito forte e nada melhora, há indicação de cirurgia?ou mais algumas sessões podem melhorar.Gostaria de uma orientação.
    Grata.
    Franciane

    ResponderExcluir
  171. Se vc fez a fisioterapia , por pelo menos 3 meses e não obteve sucesso; a Terapia por Ondas de Choque é uma boa indicação para o seu caso, antes de pensar no tratamento cirúrgico.

    ResponderExcluir
  172. Boa noite. Há 12 anos fui diagnosticada com bursite no trocanter bilateral, mais a inflamação dos glúteos mínimos e médios. Tenho 36 anos. Sofri muito, fiz infiltração e muita fisioterapia. Em outubro de 2010 iniciei meu tratamento com a TOC e após 5 sessões de cada lado parece (ao menos nos exames ela não aparece) que ela desapareceu.
    Hoje faço osteopatia e iniciei um tratamento leve de fortificação muscular na área.

    Recomendo aos que sofrem, perdi 9 quilos desde a cura e estou me sentindo bem melhor!
    Boa sorte a todos.

    ResponderExcluir
  173. Boa noite,doutor

    Há aproximadamente seis meses venho sentindo fortes dores nas pernas, que começam nos glúteos e se irradiam até o joelho, mais intensa do lado direito. Embora já tenha consultado um ortopedista e realizado uma radiografia de quadril, não houve um diagnóstico conclusivo.
    O que causa estranheza é que durante o dia não passa de um desconforto,não impedindo o desenvolvimento normal de minhas atividades rotineiras, mas durante a noite, em posição horizontal e deitada de lado, a dor torna-se insuportável. Mesmo com o uso de medicações analgésicas bastante fortes o sono fica bastante prejudicado.
    Gostaria de sua opinião e perguntar se a Terapia por Ondas de Choque poderia ser eficaz. Já tratei com fisioterapia e com quiropraxia mas não houve melhora.
    Desde já agradeço sua atenção.

    ResponderExcluir
  174. Para que as Ondas de Choque sejam eficazes é necessário um diagnóstico preciso de bursite trocanteriana ou tendinite do glúteo. Procure seu médico para realizar exames de imagem que possam confirmar estes diagnósticos.

    ResponderExcluir
  175. Boa noite Dr;Espero que eu possa tirar algumas dúvidas, eu tenho diagnóstico médico e tbm através de ultrasonografia de bursite trocantérica no quadril esquerdo.Desde 2007 eu vinha tendo fortes dores na perna esquerda, após algum tempo foi diagnosticado que eu tinha bursite, estava em tratamento com anti-inlamatório e fisioterapia, quando em maio de 2009 sofri um acidente de trânsito e tive luxação do fêmur com fratura do acetábulo e lesão do nervo ciático, aí as coisas ficaram pior, apartir de setembro de 2009 começei a ter dores mais fortes e inchaço no quadril, o traumatologista que me tratava dizia que quando eu começasse a andar as dores iriam sumir, mas tive uma artrose pós traumática e em julho de 2010 tive que colocar uma prótese total de quadril, mas nem com essa cirurgia minhas dores sumiram, meu sofrimento com as dores persiste até hoje, em novembro de 2010 fui encaminhada para avaliação com outro traumatologista, quando ele fez a apalpação falou que era bursite o motivo das dores, me pediu ultrasonografia para confirmar, e foi confirmado bursite trocantérica crônica, começei a tomar antinflamatório novamente,mas não deu resultado, fiz duas infiltrações dentro de dois meses, mas não adiantou muito, enquanto isso sempre fiz fisioterapia.Dr Oyama preciso da sua ajuda, não aguento mais tomar medicamentos direto (antinflamatórios, analgésicos) gostaria de saber se como eu tenho prótese no quadril não posso me tratar com ondas de choque? porque essa bursite não responde aos tratamentos? Eu ainda uso uma muleta para me locomover, não consigo colocar o peso só no quadril, tenho paresia no pé esquerdo, isso incomoda tbm, uso uma órtese AFO para me firmar melhor. Eu tenho 45 anos,pensei em procurar uma ajuda, por isso estou escrevendo no seu site,aguardo ansiosamente uma resposta. Obrigado

    ResponderExcluir
  176. Olá Doutor!
    Desde 2009 tenho feito exames por sentir dor nos quadris, e em 2009 uma ressonância indicou a presença de bursite, no início de 2011 outra ressonancia indicou a presença de tendinite nos glúteos e no final de 2011fiz um raio x de quadril que indicou impacto femoro acetabular. Sinto muitas dores, não sei mais o que fazer; durante estes anos todos venho fazendo fisioterapia e nada, não aguento mais, não tenho mais paciência p/ fisioterapia. O que seria indicado p/ mim? Este tratamento com ondas de choque ou uma artroscopia de quadril para acabar com o impacto? O problema ocorre nos dois lados, faço acompanhamento com um especialista de quadril. Aqui onde moro não há artroscopia de quadril (Belém-Pa), só há a cirurgia aberta. Não sei mais o que fazer, me ajude por favor. Vc conhece algum médico que faça este tratamento aqui? Carol.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Terapia por Ondas de Choque não vai resolver a dor decorrente do impacto, mas pode ajudar na Bursite/tendinite de glúteo. Procure um especialista certificado em Ondas de Choque no site www.sbtoc.org.br.
      atenciosamente

      Excluir
  177. Prezada Adriana.
    A Prótese de quadril não é uma contra-indicação para realizar a Terapia com Ondas de Choque. Porém não sei se o resultado seria o mesmo dos casos mais simples. Converse com o médico que fez a sua prótese e ele talvez lhe oriente melhor. Atenciosamente

    ResponderExcluir
  178. Obrigado Dr:Oyama pela orientação.

    Adriana R/S

    ResponderExcluir
  179. Doutor!!!!!
    Tenho uma dor no quadril ja faz 2anos consultei com um especialista fiz um exame de ultrasonografia e o resulta deu que eu tenho sinais de uma discreta bursite ao nivel da bursa subglutea média e minima, sobre tudo na primeira.
    Sinais de tendinose juntoa a inserção dos tendões do musculos periforme e obturador interno. oque devo fazer ja fiz fizioterapia e não adiantou e uma infiltração. obrigado

    ResponderExcluir
  180. Boa noite,
    Já há cerca de 4 anos que tenho uma dor junto da omoplata direita que começou a irradiar para o ombro e mais tarde para o ombro, braço e dedo indicador. Fiz analgésico vários meses, um ano de fisio, mas nada. Há dois meses comecei nas massagens e o diagnóstico foi tendinite. Está melhor mas faço massagem uma vez por semana e alongamentos todos os dias. Agora começou a doer no gluteo direito, virilha e apanha a coxa direita do "lado de fora". sinto necessidade de massajar a perna, por vezes apanha os gémeos. O que posso fazer? Ando a tomar paroxetina e diazepan, não sei se tem a ver. Tb me custa deitar sobre o lado direito pois por vezes doi junto da cintura. O que poderá ser e o que poderei fazer?

    ResponderExcluir
  181. A Bursite trocanterica causa dor localizada, se há irradiação para outras áreas, procure seu médico que um exame físico bem feito acompanhado de exames de imagem vão esclarecer o seu diagnóstico e qual a melhor conduta para resolver o seu problema.

    ResponderExcluir
  182. Boa tarde dr.Oyama,
    Há mais ou menos um ano e meio meu marido começou a sentir dores fortes no quadril, estas começaram a irradiar para a coxa e prena, desde então ele tem tomado muitos remédios, revesando profenid(4 compridos ao dia),ultracet( 2 comprimidos ao dia) e quando as dores se agravam dexalgen em dias alternados. Ele tem tomado todos estes medicamentos desde janeiro, todos os dias e não tem resolvido, ele tem uma pequena melhora, mas quando sai um pouco piora novamente. Não sabemos mais o que fazer. Ele fica em casa, deitado e muitas vezes não pode se mexer, pois as dores são intensas e constantes. Foi diagnosticado bursite femoral e inflamação na sacro iliaca. Moramos no Ceará e gostariamos que o senhor nos indicasse um especialista para tentarmos a terapia por ondas de choque. Agradeço sua atenção desde já.

    ResponderExcluir
  183. A inflamação da sacroilíaca deve ser avaliada e tratada por um Reumatologista . A Terapia por Ondas de Choque poderia ajudar apenas na bursite do quadril. Procure um especialista em Ondas de Choque no www.sbtoc.org.br, após a avaliação do Reumatologista.

    ResponderExcluir
  184. Boa Noite, Dr Oyama!, venho desde Janeiro tentando aliviar minha dor de quadril, insuportavel, ja fiz 50 sessões de fisioterapia, muitos remedios, passei por 7 ortopedistas sem sucesso, por ultimo fui ao fisiatra/ortopedista, manipulei os remedios solicitados, mas alivia enquanto o efeito da medicação, passando 10, 12 horas da medicação a dor volta pior, na ressonancia acusou alem de hernia de disco que eu não sinto os sintomas, bursite, artrose e um derrame no quadril, minha dor fica centralizada no quadril de vez em qdo indo para a coxa, não sei mas o que tomar e quem procurar, pode me ajudar?? obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada Simone . Procure um dos ortopedistas que já lhe viu e que seja especialista em quadril. A partir daí e com os exames na mão , ele poderá chegar ao melhor tratamento para vc . Caso se confirme a Bursite trocanteriana como causa da sua dor a Terapia por Ondas de Choque pode ser uma boa indicação.

      Excluir
  185. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  186. Dr. minha esposa esta com Hérnia de disco,isso foi o que os medicos disseram,mas os sintomas são de Bursite Trocantérica,as mesmas dores que ela sente, nao consegue dormir isso já ocorre a 5 meses,vive a base de remedios e fez uma infiltração que ate agora não resolveu de nada,ta indo para segunda fisioterapia na agua,e nao tem melhora.
    Hérnia de Disco é a mesma coisa que Bursite Trocantérica ?
    O que o Sr. pode me receitar,esse choque ou Cirurgia ? Por favor me ajude .

    ResponderExcluir
  187. A Bursite trocanteriana não é a mesma coisa que hérnia de disco e pode ser confirmada com exames de imagem . Solicite ao seu médico ! Quanto ao tratamento após confirmada a bursite , é conservador com fisioterapia e caso não melhore aí sim , pode ser feita a onda de choque.

    ResponderExcluir
  188. Dr. Oyama,meu nome é Cleber tenho 38 anos, em fevereiro deste ano fiz uma cirurgia de hérnia de disco, durante a recuperação passei a sentir fortes dores no quadril, foi me pedido uma nova ressonância e uma ultrassonografia, e o resultado foi a constatação de uma bursite trocantérica no quadril no lado direito. Como estou em recuperação da cirurgia de hérnia de disco qual seria a melhor opção de tratamento? Obrigado

    ResponderExcluir
  189. Prezado Cleber. Converse com seu médico e seu fisioterapeuta sobre o diagnóstico da bursite e como pode ser tratada com a fisioterapia que vc já vem fazendo para a coluna...
    i

    ResponderExcluir
  190. Olá Dr. Oyama. Meu Nome é Cintia, tenho 36 anos e a um ano e meio fui diagnosticada com impacto tipo cam, lesão labral e bursite trocantérica. Fiz uma video artroscopia para corrigir o impacto e recolocar a cartilagem. Três meses apos a cirurgia aos dores na virilha,coxa e lateral do quadril continuaram, tentei fisioterapia,acupuntura, hidroterapia e medicamentos,mas nada resolveu. Uma nova artroressonancia com punção detectou além da bursite uma tendinopatia de gluteo minimo.Meu ortopedista sugere uma nova cirurgia para limpeza das bursas e costura do tendão. gostaria de saber se a terapia por ondas de choque podem me ajudar e se a dor que também sinto na lombrar tem relação com o quadril já que a ressonancia de da lombrar não acusou qualquer alteração.
    Att. Cintia

    ResponderExcluir
  191. Prezada Cintia : A Terapia por Ondas de Choque pode ser uma boa opção para casos de dor residual após tratamento cirúrgico. Se o seu diagnóstico é a Tendinite glútea e a Bursite trocanteriana , existe a indicação da TOC. Procure um especialista mais próximo de você em www.sbtoc.org.br.

    ResponderExcluir
  192. Dr. OYAMA, tenho bursite trocantérica (diagnosticada por ecografia) há 2 anos. Fiz um tratamento de 10 sessões de fisioterapia e melhorei. Após um tempo ela voltou, basta eu andar uns 500 mts. e começa a doer. Fiz mais umas sessões de fisioterapia e melhorei. Agora voltou com muita força (a dor) tive que tomar tramal no pronto-socorro. O que fazer? Quantas sessões de fisioterapia seriam adequadas para a cura? Agradeço a ajuda.

    ResponderExcluir
  193. Prezada Dulce. Não existe um número determinado para a cura. Verifique com seu médico se seu diagnóstico está correto e persista no tratamento. Casos resistentes tem boa resposta com a Terapia por Ondas de Choque.

    ResponderExcluir
  194. Prezada Dulce. Não existe um número determinado para a cura. Verifique com seu médico se seu diagnóstico está correto e persista no tratamento. Casos resistentes tem boa resposta com a Terapia por Ondas de Choque.

    ResponderExcluir
  195. BOM DIA FUI DIAGUINOSTICADA COM BURSITE NO QUADRIL TENHO 30 ANOS ESTOU FAZENDO EISIOTERAPIA MAS CONTINUO COM MUITA DOR A FISIOTERAPEUTA ME MOSTROU NO RX TEM COM SE FOSSE UMA"PONTINHA DE OSSO QUE FAZ INFLAMAR " VOU TER QUE CONVIVER COM ISTO O RESRO DA VIDA E UMA DOR MUITA INTENSA.OBRIGADA ME RESPONDA NO janerosas@bol.com.br

    ResponderExcluir
  196. Dr.Tenho 28 anos e estou com bursite no quadril e tambem tenho escoliose lombar estou com muita dor,tem dia que não consigo andar,não posso tomar rémédio pois estou gravida de 4 meses,estou afastada do meu trabalho,pois trabalhar ficou insuportável,comprei um assento ortopédico,e quando estou travada esquento bolsa termica e coloco no local,mas parece que nunca vai passar.O que eu faço.Já estou ficando louca...

    ResponderExcluir
  197. Boa noite Dr,

    Fui diagnosticado com artrose no quadril a uns 10 anos e agora fui em uma clinica aqui no Rio que o medico me indicou a terapia de ondas de choque estou meio confuso pois o tratamento é bastante caro 4 sessões são 1,800 me oriente por favor..

    ResponderExcluir
  198. Prezado Luciano. Artrose do quadril não é indicação para tratamento por ondas de choque. Verifique com seu médico se o seu diagnóstico está correto. Atenciosamente

    ResponderExcluir