Terapia por Ondas de Choque

Minha foto
Recife, Pernambuco, Brazil
Medico especialista em Ortopedia e Traumatologia. Membro Titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia SBOT, Sociedade Brasileira de Cirurgia de Ombro e Cotovelo e Sociedade Brasileira de Terapia por Ondas de Choque. GOT GRUPO DE ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA Recife PE

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Vantagens e Benefícios da TOC

  1. Procedimento ambulatorial e não invasivo. Não necessita internação, nem mesmo em day-clinic
  2. Necessita apenas anestesia local, sem sedação
  3. Não necessita afastamento do trabalho, ou de funções habituais
  4. Menor custo quando comparado ao tratamento cirúrgico ou a longos períodos de fisioterapia
  5. Não necessita cuidados especiais pós-aplicação
  6. Não é considerado doping, podendo ser usado por atletas profissionais
  7. Caso seja necessário , pode ser realizada uma segunda e no máximo uma terceira aplicação

28 comentários:

  1. Caro doutor Oyama, a três meses sinto dor na parte externa do cotovelo, a um mês fiz um ultrasom que confirmou a epicondilite. Meu tratamento inicial foi com antiinflamtório não esteroidal e fisioterapia que não surtiu nenhum efeito, após isso fiquei 15 dias imobilizado e fiz uso do celebra, sem muita eficiência, agora 14/09/09 fiz uma infiltração. Enfim, gostaria de saber se esta terapia é apropriada para o meu caso se positivo qual seu contato para tratamento.
    Obrigado

    PS: Sou praticante de musculação.

    ResponderExcluir
  2. Prezado Cassio.
    A TOC é indicado em Epicondilite lateral que não responderam a tratamentos conservadores. Só que após infiltraçao deve ser esperado pelo menos 6 semanas. Em Recife, ligue 81- 32312888 (Grupo de Ortopedia)

    ResponderExcluir
  3. Ok, vou aguardar as 6 semanas e ver como se comporta. No meu caso o tratamento convencional não funcionou.
    Obrigado

    ResponderExcluir
  4. OI!! GOSTEI BASTANTE DO BLOG ... NÃO SEI SE SE L LEMBRA DE MIM .. EU SOFRI UM ACIDENTE O ÔNIBUS BATEU EM MIM .. QUEBREI A CLAVÍCULA E O UMERO BEM... PARABENS PELO TRABALHO!!

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Dr. Oyama.
    Me chamo Albino Júnior sou portador de um esporão calcâneo (posterior) que está me incomodando muito devido as dores ao caminha pela manhã ou até mesmo quando fico um tempo siginificativo sentado. Parei de jogar futebol, pois é o meu esporte favorito. Pergunto: A T.O.C resolveria o meu caso, pois já pensei em cirurgia e alguns profissionais me alertaram da recidiva do esporão. Gostaria que o senhor me informasse se há algum profissional trabalhando com essa terapia na cidade em que moro (Belém-Pará).
    Agradeço a sua atenção.

    Albino Júnior

    ResponderExcluir
  6. Procure em www.sbtoc.org.br um médico que trabalhe com TOC na sua cidade. Tem bons resultados no seu caso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Queria saber de um médico que trabalhe coma terapia de ondas de choque na minha cidade.Canoas rs

      Excluir
    2. Procure em www.sbtoc.org.br um médico certificado em TOC para o seu tratamento.

      Excluir
  7. Iniciei tratameno de TOC no quadril,após a 1ª aplicação senti-me muito bem,semana que vem farei a 2º aplicacão,quero saber se com o passar do tempo existe a neccesidade de retornar ao tratamento que é bem dispendioso.O resultado final será positivo?

    ResponderExcluir
  8. Os resultados são positivos em até 70-80 % dos casos, mesmo a longo prazo. Claro que as recaídas podem acontecer. Siga corretamente as instruções do seu médico, principalmente quanto a necessidade de alongamentos posteriormente.

    ResponderExcluir
  9. Fiz a 2ª aplicação de TOC,li anteriormente que a aplicação durava de 20 a 30 min. , as minha não chegaram a 10 min,pode ser assim ou alguma coisa não está certa?Mas mesmo assim estou me sentindo bem melhor.
    Iracema

    ResponderExcluir
  10. Prezada Iracema. Excelente pergunta !
    O que é importante na aplicação das ondas de choque é o número de pulsos ! O tempo é regulado na máquina e pode ser mais rápido ou lento, depende do ajuste da frequência.

    ResponderExcluir
  11. Hoje 22/11 fiz a 3ª aplicação de TOC, o médico marcou 2500,não sei se isso é o nº de pulsos.A postura melhorou muito,estou mais ereta e não sinto dor,porém não faço nenhum esforço físico como usar sapatos alto, andar demasiado e academia,se voltar a fazer tudo isso não terei prolbemas?Devo voltar para consulta daqui á duas semanas.

    ResponderExcluir
  12. Aguarde o periodo de repouso recomendado. Lembre que a TOC é como uma cirurgia biologica, que necessita um periodo de recuperação. Aos poucos vc poderá voltar aos seus hábitos antigos,conforme seu médico liberar.

    ResponderExcluir
  13. Boa noite, Dr., me chamo Lamartine, sofri um acidente em 2008, atualmente to Ilizarov, ja fiz o alongamento osseo, agora to na espera de calcifica e retirar . O TOC ajuda nesse processo. sou de Recife. email Lamaoliveira@msn.com

    ResponderExcluir
  14. Existe sim indicação de Ondas de Choque em fraturas não consolidadas ou com dificuldade em consolidar. Se vc já completou o transporte ósseo e está só esperando a consolidação, pode ser uma boa opção.Precisaria avaliar as suas radiografias recentes.

    ResponderExcluir
  15. onde encontrar este tratamento em brasilia? funciona em casos de fibromialgia e hernia de disco? obg

    ResponderExcluir
  16. Procure em www.sbtoc.org.br um médico que tenha certificação em Terapia por Ondas de Choque na sua cidade. Não há indicação para hérnia discal, porém em pontos gatilho miofasciais pode ajudar na melhora dos sintomas.

    ResponderExcluir
  17. DR. OYAMA, FIZ APLICAÇÃO DA T.O.C. NO QUADRIL E DORSO DAS COSTAS(CIÁTICO), APÓS 22 DIAS DE INFILTRAÇÃO NO QUADRIL, MENOS DAS 6 SEMANAS RECOMENDADAS. PODERÁ OCORRER LESÃO, ETC. E DEPOIS DE QUANTOS DIAS POSSO RETOMAR OS EXERCÍCIOS FÍSICOS NA ACADEMIA. OBRIGADO
    NIVALDO-RIBEIRÃO PRETO-SP

    ResponderExcluir
  18. A aplicação de TOC após infiltrações deve esperar este período para que os tecidos se recuperem.Não há risco de lesões. O retorno a exercícios físicos vai depender da sua recuperação e de um período de alongamentos sem carga.

    ResponderExcluir
  19. Dr Oyama Arruda
    Em 2010,fiz aplicação de TOC,porém passados 3anos sinto a necessidade de nova aplicação,é aconselhavel repetir a terapia?Mesmo sendo um custo alto acho que valeu a pena!

    ResponderExcluir
  20. Faz-se necessária uma nova avaliação com novos exames de imagem para ver se vale a pena repetir o tratamento ou não.

    ResponderExcluir
  21. OI,DR. OYAMA.UM REUMATATOLOGISTA ME INDICOU O SR. PARA FAZER ESSE TOC.NO OMBRO.ESTOU COM CALCIFICAÇAO.DE QUANTAS SESSOES O SR. ACHA QUE DEVO FAZER PARA FICAR BOA.MEU NOME É RAQUEL.DE SÃO LOURENÇO DA MATA-PE

    ResponderExcluir
  22. Oi Raquel
    No ombro são de 3 a 5 sessões. Marque uma consulta que posso explicar melhor o tratamento. O telefone da Clinica está em www.gotgrupodeortopedia.com.br.

    ResponderExcluir
  23. Olá Dr Oyama, meu marido tem fascite plantar, bursite retrocalcânia posterior. gostaria de saber se a TOC é recomendada para o tratamento dele, pois ele já fez 50 sessão de fisioterapia e ñ teve nenhum sucesso.

    ResponderExcluir
  24. Boa Tarde. A TOC é exatamente recomendada nestes casos que não melhoraram com fisioterapia e tem diagnóstico certo. Os resultados positivos são acima de 70 % dos casos tratados.

    ResponderExcluir
  25. Boa noite, Dr Oyama. estou fazendo o uso do ilizarov e já fiz o alongamento ósseo. Esse procedimento do TOC vai contribuir de que forma na minha recuperação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Noite . A ação das ondas de choque no tecido ósseo pode através do aumento de circulação local melhorar a ossificação na área do alongamento.

      Excluir