Terapia por Ondas de Choque

Minha foto
Recife, Pernambuco, Brazil
Medico especialista em Ortopedia e Traumatologia. Membro Titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia SBOT, Sociedade Brasileira de Cirurgia de Ombro e Cotovelo e Sociedade Brasileira de Terapia por Ondas de Choque. GOT GRUPO DE ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA Recife PE

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Esporão do Calcâneo


A dor plantar crônica no calcanhar está presente em cerca de 20 % dos pacientes nos consultórios de especialistas de Cirurgia do Pé, sendo a fascíite plantar crônica (FPC) o diagnóstico mais comum, caracterizada principalmente pela dor no primeiro apoio do dia ou após período prolongado de repouso. O ponto doloroso mais comum é o tubérculo medial do calcâneo. A inflamação crônica determina uma periostite de baixo grau, onde são depositadas calcificações, ocasionando a formação do Esporão. O tratamento consiste na prescrição de antiinflamatórios, fisioterapia para analgesia e alongamentos, uso de palmilhas aintiimpacto, uso de órteses noturnas, etc. Nos casos resistentes com mais de 6 meses de evolução a Terapia por Ondas de Choque tem mostrado na literatura mundial bons resultados quando comparado com placebo, demonstrando a eficácia da TOC neste tipo de patologia.

O primeiro trabalho publicado no Brasil sobre Terapia por Ondas de Choque em Ortopedia pode ser encontrado na Revista da ABTPé volume 2 número 1 (Jan-Jun 2008) que mostrou 80 % de resultados satisfatórios em 70 pacientes com FPC, submetidos a uma (63%) ou duas aplicações de TOC.

53 comentários:

  1. Não perguntei sobre tratamento de esporão a base de choque.Quero saber se este problema tem o efeito de choque ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu estou fazendo e nao tem efeito de choque, mas doi a primeira e segunda seção,melhor e ir preparado ..depois da segunda seção é mais tranquilo.Isso no meu caso,esporão calcaneo

      Excluir
  2. Ondas de Choque são ondas sonoras e não elétricas. Não tem efeito de choque e sim de pressão.

    ResponderExcluir
  3. boa tarde professor, estou com um problema de fascite plantar a dois anos. a quase 6 meses apareceu tambem um esporão. queria saber onde posso receber informaçoes sobre o local da terapia e os custos, se atende convenio etc. muito obrigado. claudio

    ResponderExcluir
  4. No site www.sbtoc.org.br você encontra todos os locais no Brasil que fazem a Terapia por Ondas de Choque

    ResponderExcluir
  5. bom dia estou c calssificaçao nos tendoes essa terapia seria indicada...e em media quanto tempo de terapia seria nesseçario...obrigado.

    ResponderExcluir
  6. A Terapia por Ondas de Choque tem indicações bem precisas que estão no blog,nas primeiras postagens. São realizadas no máximo 3 aplicações com intervalos de 1 mês.

    ResponderExcluir
  7. Dr. estou sofrendo ha 5 meses de esporão e até agora não obtive melhora. No momento estou fazendo um tratamento chamado crochetagem com previsão de 10 aplicações, atualmente estou na 5ª, neste caso a terapia com ondas é eficaz e deve ser feita juntamente ao tratamento já em andamento para ir aliviando as dores??

    ResponderExcluir
  8. A Terapia por Ondas de Choque é indicado em esporão do calcaneo com mais de 6 meses de evolução que não melhoraram com outros tratamentos. Não conheço este tratamento que vc está fazendo, mas a TOC não é associada com outras terapias.

    ResponderExcluir
  9. Olá Doutor, Sofro do esporão calcaneo, me indicaram cirurgia...mas gostaria de tentar as ondas de choque antes...Vc conhece algum lugar de Santos ou Sao Paulo que faça esse tipo de tratamento por ondas de choque??

    ResponderExcluir
  10. Em São Paulo pode procurar Dr. Paulo Roberto Dias dos Santos. Endereços em www.ondasdechoque.com.br.

    ResponderExcluir
  11. Boa Tarde!
    Minha mãe foi diagnosticada com esporão de calcâneo e estamos procurando todas as alternativas de tratamento.
    Uma das alternativas apresentadas foi a terapia com ondas de choque, mas ainda não identifiquei nenhum profissional da nossa região que esteja aplicando este método.
    Sendo assim, gostaria de confirmar que a crochetagem é uma boa alternativa para o tratamento de esporão de calcâneo e qual o lugar mais próximo onde encontramos um profissional capacitado para aplicá-lo, mesmo que fora de nosso estado, moramos em Porto Alegre / RS
    carolin@terra.com.br

    ResponderExcluir
  12. Boa noite Dr. Oyama. Tenho esporão do calcanho e pretendo submeter ao TOC. Uma duvida: já efetuei tratamento semelhante no que diz respeito às pedras do rim - litrotripiscia. Maas ocorreu um problema: as ondas de choque quebraram as pedras em pequenas lascas, as quais desceram pelo ureter e "entupiram" o canal. Resultado: tive que usar sonda no ureter durante uma semana, com afastamento do trabalho e todoas as implicações decorrentes desse procedimento. É claro que resolveu, mas foi desagradável. Pergunto: na aplicação do TOC no espor~~ao do calcanho, o que acontece com as cartilagens que serão "estouradas"? E se lascarem, como no caso dos rins? Como fica a remoção dos pedaços? Devido a minha experiência anterior, estou com receio na aplicação do TOC. Agradeço a resposta.
    ferreira.euripedes@uol.com.br

    ResponderExcluir
  13. Boa Noite Dr Oyama, minha mãe já esta com esse problema de esporão nos pés ha uns 3 anos e ja usou aplicações..pomadas...sprays...e dana tem adiantado . ela se queixa do dor e queimações na planta dos pés as dores são tão horríveis que ela ja comentou até mesmo de mandar amputar os pés e vendo a agonia dela recorro a uma indicação sua...muito grato pela sua atenção.Romeu Oliveira. az_bass@hotmail.com

    ResponderExcluir
  14. Bom Dia Dr. Oyama, estou com problema de hérnia de disco na coluna cervical-c5, c6 e c7...recebi orientação para procurar tratamento por Terapia com Ondas de choque...gostaria de saber se é possível.

    ResponderExcluir
  15. Não ha indicação de Ondas de Choque em hernia de disco, nem cervical nem lombar.

    ResponderExcluir
  16. Bom dia,sou fisioterapeuta e tem ortopedistas encaminhando pacientes para o tratamento de toc, para tendinites de tendão de aquiles.
    Como eu ainda não tinha escutado falar sobre esse tratamento, gostaria de receber informções precisas, para eu ter instrumentos de debate, que esse tipo de tratamento é específico para esporão de calcanho...
    Desde já antecipo meus agradecimentos.
    Gostaria de deixar meu email, mas não acho conveniente aqui, onde todos tenham acesso...
    O queme sugere?
    Angélica , fisiterapeuta com especialização em RPG, Pilates Clínico, Mulligan, Maitlan, Quiropraxia, E Pós Graduada em Saúde do Idoso.
    Falo do Rio de Janeiro...

    ResponderExcluir
  17. Tenho um esporão retrocalcâneo que está me privando de caminhar, fazer cooper e jogar futebol, Pois já pensei em cirurgia, nesse caso a cirurgia seria indicada ou tentaria fazer o TOC?

    ResponderExcluir
  18. Dr. Oyama

    Agradeceria uma orientação, fiz recentemente uma cirurgia de atrodese no tornozelo esquerdo e o cirurgião introduziu um parafuso no calcaneo até o cavo do pé. A cirurgia ocorreu em 11/05/2010, comecei a por pé no chão agora, caminhando com muletas, sem colocar muito peso no pé. Mas, mesmo com este cuidado estou sentindo muita dor no calcâneo e pressionando o mesmo, sinto que existe um ponto bem dolorido como se fosse um esporão. Pergunto: a colocação de parafuso provocou o esporão ou a dor apresentada é porque ainda não cicratizou o parafuso no calcâneo.
    Aguardo uma resposta no e-mail crisfaia@hotmail.com. Grata Isabel

    ResponderExcluir
  19. sinto muitas dores no calcanhar e não estou conseguindo andar direito. estou para fazer uma cirurgia daqui a 8 dias e estou preoculpada, por favor me ajude com urgencia;



    agradece betania

    ResponderExcluir
  20. Caso seu diagnóstico seja mesmo Esporão do Calcâneo, o tratamento cirúrgico está indicado quando estão esgotadas outras terapias menos invasivas, como fisioterapia, infiltração de corticóides ou mesmo a Terapia por Ondas de Choque. Converse com seu médico .

    ResponderExcluir
  21. Sou Diabetica posso fazer está terapia,tenho fascite.estou com essa dor a oito dias estou tomando analgesico.FLOTA 70 tem melhora.

    ResponderExcluir
  22. Prezada Sra. Casos com apenas 8 dias são considerados ainda agudos e não têm indicação de terapia por ondas de choque. Caso não melhore com o FLOTAC,deve procurar a ajuda de um fisioterapeuta.

    ResponderExcluir
  23. estou fazendo infiltração por corticoides, no meu esporão que fica, atrás no calcanhãr, desejo saber se este metodo resolve diminuindo o tamamnho do esporão, e se eu poderei, correr como fazia antes ?

    ResponderExcluir
  24. A terapia por Ondas de Choque tem indicação nesses casos que não melhoraram com outros tratamentos. Se a infiltração não resolver é uma boa opção. A volta aos esportes vai depender da sua resposta ao tratamento e a reabilitação posterior.

    ResponderExcluir
  25. Gostaria de saber onde posso encontrar a terapia de ondas de choque para esporao do calcaneo aqui nos Estados Unidos, de preferencia na Georgia.
    Muito obrigada.

    ResponderExcluir
  26. Procure em www.ismst.com. Sociedade internacional da terapia por Ondas de Choque e vc encontra os membros nos EUA.

    ResponderExcluir
  27. Boa tarde,
    Dr. Oyama,
    Tenho sentido muitas dores nos pés(fiz RX c/ diagnósticos de esporão de calcâneo nos dois pés).Além das dores na planta dos pés e ao redor do calcanhar tenho também dores nas articulações dos pés,principalmente do direito.Sou uma pessoa muito ativa,acima do peso(um pouco,mais ou menos 8 kgs do meu normal)e tenho medo dessa limitação que a dor me dá.
    Tomo analgésicos,mas nenhum tem dado resultado.A dor passa ao longo do dia,mas nem sempre.Hoje estou com muita dor,mesmo tendo tomado dois analgésicos diferentes.Preciso procurar um médico e não tenho tempo.
    A TOC resolveria?

    ResponderExcluir
  28. A TOC não tem resultados imediatos , e é indicada quando outras formas conservadoras não resolveram. Como vc tem dor também em outras articulações dos pés procure primeiro um Reumatologista, faça exames, perca peso, e tente fisioterapia, caso não resolva , volte a procurar um especialista certificado em TOC na sua cidade ou Estado.

    ResponderExcluir
  29. Já venho sentindo a mais de seis meses dores crônicas na parte de fora da batata das pernas e no calcâneo quando fico muito tempo em pe, mais as dores que incomoda mais e a da parte de fora da batata à noite, tem vez que esta em uma perna só as vês esta nas duas pernas, a poços dia procurei uma clinica da dor a medica pediu um raio-x, ressonância e um utrasom dos pés e constatou esporão do calcâneo. Gostaria de sabe se o esporão provoca dores também na parte de fora da batata ou só no calcâneo, o TOC resolveria

    ResponderExcluir
  30. Olá Doutor, minha mãe tem esporão calcaneo nos dois pés e há um mes fez cirurgia no pé direito. Ate agora não houve melhora e pelo contrario, sofre muito mais agora com uma dor insuportavel. O que poderá ter acontecido? As ondas melhorariam o caso dela?

    ResponderExcluir
  31. A terapia por ondas de choque também pode ser util nos casos de insucesso da cirurgia, caso após a completa cicatrização e reabilitação com fisioterapia as dores persistam.

    ResponderExcluir
  32. Quais as clinicas em Porto Alegre,algum convênio cobre esse procedimento.

    ResponderExcluir
  33. Procure em Porto Alegre um especialista no site www.sbtoc.org.br. A cobertura por planos de saúde varia de região para região.

    ResponderExcluir
  34. Boa tarde sou jogador de futebol fui ao medico ele me disse que estou com entesopatia no calcaneo e me prescreveu a terapia por ondas de choque e me disse que apenas uma sessao e o necessario, quando fizer qual o tempo que teria que esperar para ver algum resultado. Desde ja obrigado. meu email é cristaraxa@yahoo.com.br.

    ResponderExcluir
  35. A Terapia por Ondas de Choque é uma boa opção para atletas. O número de sessões depende do tipo de aparelho utilizado. Pode ser em apenas 1 , ou 3 , com intervalo semanal. Os resultados pode aparecer logo ou demorar um pouco, dependendo da sua resposta ao tratamento. Normalmente após 3 semanas verifica-se a melhora dos sintomas.

    ResponderExcluir
  36. Ola Dr, queria saber se aqui em Minas Gerais existe este tratamento de choque, moro em Governador Valadares, tenho exporao de calcaneo, e com remedios nao vi cura, espero resposta sua, desde ja agradeço. abraços.

    ResponderExcluir
  37. Procure no site www.sbtoc.org.br , clicando no seu estado e escolha um profissional credenciado para realizar o seu tratamento , se realmente for a melhor indicação.

    ResponderExcluir
  38. Olá Doutor! Por que o paciente tendo anormalidade coagulativa ou que esteja tomando algum
    tipo de anticoagulante não pode fazer a TOC? Caso seja suspenso o anticoagulante, poderia ser feito? Grato

    ResponderExcluir
  39. A onda de choque pode provocar a ruptura de pequenos vasos sanguineos e provocar hematomas no local da aplicação, o que seria uma complicação indesejada. Com a interrupção do uso do anticoagulante sob orientação do médico acompanhante , o procedimento pode ser feito sem problemas.

    ResponderExcluir
  40. o que e fibramatose plantar ? qual o sintoma? todas as pessoas que tem um nodulo em um pe so pode ser fibromatose ou tem outra doença que pode cauzar uma calcificaçao me aqjude pelo amor de deus

    ResponderExcluir
  41. Fibromatose plantar é um espessamento da fáscia que é o tecido que fica na planta do pé . Outras doenças que pode causar um "nódulo" no pé devem ser diagnosticadas pelo seu ortopedista, que baseado no exame físico e em imagens vai poder lhe tratar e resolver o seu problema .

    ResponderExcluir
  42. Prezado prof.
    Iniciei a terapia de choque há 3 semanas, ainda falta uma aplicação. Não senti melhora, embora associado à terapia eu esteja, usando sapatos apropriados, fazendo alongamento. Gostaria de saber, qual a possibilidade real de melhora, se posso voltar às atividades físicas (andar), e se vou poder dar continuidade a terapia com choque, caso nao melhore significativamente.
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  43. Prezada Sra.
    A TOC induz uma resposta do seu organismo , que muitas vezes pode demorar . Após a 3a aplicação , mantenha os cuidados com sapatos e alongamentos que as melhoras virão. Caso contrário , seu médico pode fazer mais 1 aplicação, que muitas vezes é necessária em casos mais resistentes.

    ResponderExcluir
  44. Bom dia Dr Oyama.
    Tenho esporão e sofro, muito mesmo, há mais de 1 ano.Em abril/2012 fiz tres aplicações de TOC, senti bastante melhora porem não consegui custear mais aplicações. A dor continua e ainda descobri que tambem tenho no outro pé. Agora sofro demais para andar e temo um dia parar totalmente de andar, pois as dores são constante (não só ao levantar) e intensas. Estou um pouco desesperançada, mas ao ler os comentario aqui me enchi de esperança. Poderíamos conversar, marcando uma consulta ou por telefone? Eu poderia ter o seu email? Obrigada

    ResponderExcluir
  45. Olá,
    Tive fratura de estresse no terço médio do terceiro metatarso. Mesmo com a consolidação da fratura sinto muitas dores ao pisar, principalmente no 1°e 2°metatarso.
    Foi diagnosticado metatarsalgia. Fiz várias sessões de fisioterapia, mas não obtive melhora total. Gostaria de saber se posso fazer este procedimento. Desde já agradeço pela atenção.

    ResponderExcluir
  46. Provavelmente sua metatarsalgia deve ser de causa mecânica , procure um especialista em pé para avaliar seu caso e orientar o melhor tratamento. Não há indicação de tratamento por ondas de choque no seu caso se o diagnóstico for esse mesmo.

    ResponderExcluir
  47. Boa noite doutor,
    estou com sesamoidite a alguns meses, já imobilizei o pé, tomei vários antiinflamatórios e estou fazendo fisioterapia. A dor espalhou para todos os metatarsos e na região do antepé, não consigo dar um passo sem sentir dor.
    Há indicação de terapia de ondas de choque nesse caso?

    ResponderExcluir
  48. A dor nos metatarseanos não é indicação formal de Tratamento com Ondas de Choque . Existem citações em alguns casos , sem comprovação científica dos resultados.Procure um especialista em pé para avaliar melhor seu caso.

    ResponderExcluir
  49. estou morando aqui em Recife.ja me consultei com o senhor,mas não voltei .Mas foi diagnosttcado fascite plantar..estou sofrendo mt com isso.Gostaria de saber com esse tratamento eu vou icar sem essa dor .meu imail é..rogerianascimento@uol.com.br.

    ResponderExcluir
  50. Qual seria o melhor tratamento para quem foi diagnosticado com Fascite Plantar? email: georgemadim@gmail.com

    ResponderExcluir
  51. Depende da fase em que foi diagnosticado. Queixas recentes com menos de 6 meses devem ser tratadas com mudanças de calçado e fisioterapia. Queixas cronicas , sem resultado com outros tratamentos podem melhorar com o tratamento por ondas de choque

    ResponderExcluir
  52. Boa noite Dr. Fiz hoje a terceira sessão de tratamento com ondas de choque nos meus esporões do pé esquerdo. Até agora continuam as dores...especialmente ao sair do repouso. Gostava de saber se estes tratamentos resultam mesmo e o que fazer apos o ultimo tratamento para que nao me volte a doer o calcanhar.
    Obrigado

    ResponderExcluir