Terapia por Ondas de Choque

Minha foto
Recife, Pernambuco, Brazil
Medico especialista em Ortopedia e Traumatologia. Membro Titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia SBOT, Sociedade Brasileira de Cirurgia de Ombro e Cotovelo e Sociedade Brasileira de Terapia por Ondas de Choque. GOT GRUPO DE ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA Recife PE

terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Tendinite Calcárea do Ombro


Uma frequente causa de dor no ombro, a tendinite calcárea acomete principalmente mulheres entre 40 e 50 anos. A fase de dor mais intensa corresponde à reabsorção da calcificação e pode ocorrer a cura espontânea em 10 % dos casos. O tratamento conservador com medicações e fisioterapia é satisfatório na grande maioria dos casos resistentes. A tendinite calcárea deve ser diferenciada das outras patologias do ombro através de exames de imagem que pode ser um rx simples ou até mesmo uma ressonancia magnética caso seja necessária uma melhor avaliação dos tendões do manguito rotador.
Com uma tecnologia semelhante ao bombardeio realizado em cálculos renais, a  Terapia por Ondas de Choque é indicada nos casos onde o tratamento conservador após pelo menos 3 meses não obteve resultado satisfatório, e onde o passo seguinte seria a indicação cirúrgica com a ressecção do depósito de cálcio através de um procedimento cirúrgico artroscópico. Os resultados recentes da literatura mostram a TOC como uma alternativa eficaz no tratamento das tendinites calcáreas do ombro.

5 comentários:

  1. Goatsraia de marcar a data do tratamento já imediatamente, então preciso saber: data, endereço e horário da ultrassom, que certamente é o primeiro passo.

    Atenciosamente

    Edna
    Triunfo/PE

    ResponderExcluir
  2. Manda teu e-mail para oyama.arruda@gmail.com que eu passo toda a programação para vc ok

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Dr. Oyama.
    Tenho calcificaçao nos dois ombros, ja fiz um tratamento por ondas de choc, em um ombro, mais nao serviu de nada, ao contrario apos 8 meses estou muito pior, sinto muitas dores, os antiflamatorios aliviam a dor se eu nao mecher o braço. Moro em um Pais que os medicos dizem que se me operarem posso ficar pior. Meu Rematologue diz que tenho tambem fibromialgia. O que o Dr. pensa de tudo isso.
    Des de já muito obrigada.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Dr.Oyama
    Tenho calcificação num dos ombros. Como fiz tratamento com remédio e exercícios e não resolveu totalmente. Depois fiz fisioterapia e também não curou. Agora falam que devo fazer
    tratamento por onda de choque TOC. Minha questão: Tem um tamanho especifico da calcificação para fazer ?
    Grato pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Noite. Não há um tamanho específico pois as ondas de choque podem atuar também em tendinopatias sem calcificação. E a melhora do quadro pode ocorrer até quando a calcificação não se reabsorve completamente. Lembre-se que a onda de choque deve ser realizada por um MÈDICO com certificação pela SBTOC.

      Excluir