Terapia por Ondas de Choque

Minha foto
Recife, Pernambuco, Brazil
Medico especialista em Ortopedia e Traumatologia. Membro Titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia SBOT, Sociedade Brasileira de Cirurgia de Ombro e Cotovelo e Sociedade Brasileira de Terapia por Ondas de Choque. GOT GRUPO DE ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA Recife PE

Perguntas Mais Frequentes

1. Quais as vantagens da Terapia por Ondas de Choque (TOC)

A TOC é um tratamento não invasivo, que não necessita internamento hospitalar, e que não necessita afastamento do trabalho para os pacientes que estão em tratamento.

2. O meu plano de saúde cobre a TOC ?

A TOC já faz parte da Tabela de Honorários Médicos da Associação Médica Brasileira, porém não está ainda no rol de procedimentos da ANS. Por isso os planos de saúde não se acham em obrigação de cobrir este tratamento. Alguns planos já entenderam que este é um tratamento que muitas vezes pode evitar um procedimento cirurgico e estão, medialnte autorização prévia e avaliação de um auditor, autorizando o tratamento.
 
3.Qual a porcentagem de sucesso na TOC ?
 
Os resultados positivos estão em torno de 70 % dos casos tratados. Em recente congresso foi mostrado que 92% dos pacientes que fizeram o tratamento , fariam novamente se fosse necessário.
 
4. Devo continuar a fisioterapia após a TOC ?
 
Não . Após a aplicação , o paciente deve passar um período evitando esforços maiores, iniciando após orientação médica um programa de exercícios de alongamento.
 
5. Esse tratamento é muito doloroso ?
 
Um pouco ! Durante a aplicação alguns pacientes , dependendo do local , reclamam de dor. O que geralmente diminui nas aplicações subsequentes. Após a aplicação o paciente deve colocar gelo no local e caso sinta algum desconforto , deve tomar um analgésico comum. Os antiinflamatórios não hormonais e corticóides devem ser evitados durante o tratamento com Ondas de Choque .

144 comentários:

  1. Olá, Doutor


    Sou atleta amador com 44 anos. Fui diagnosticado estar com fascite plantar. Já fui submetido a 7 sessões de ondas de choque. Houve uma melhora, porém quando corro a dor volta. Existe algo a mais que eu possa fazer?

    Obrigado.

    Carlos

    ResponderExcluir
  2. Nenhum tratamento tem 100 % de resultados positivos. O que pode ser feito é mudar o tipo de onda : se vc fez com onda radial , pode tentar com onda focal . Converse com seu médico. Boa sorte !

    ResponderExcluir
  3. Sofri lesão rara (queda durante esporte ) no sacrotuberoso e sacroespinhoso ligamento, acometendo nervos cluneal, obturador e pudendo, devido a tecido cicatricial posterior. De todos, o pior é o pudendo, que causa dor neuropática urogenital ao sentar-se. Segundo li, ondas de choque podem quebrar fibrose...É possível fazê-lo sem lesionar ainda mais os nervos?

    ResponderExcluir
  4. Prezado Bruno. Não é recomendada a aplicação de Ondas de Choque próximo a nervos pelo risco de lesões. Porém ainda há muito a ser explorado neste tratamento para dores crônicas resistentes. Procure um especialista no seu estado que ele lhe orientará se o tratamento pode lhe beneficiar ou não.

    ResponderExcluir
  5. estou com uma calcificação na região da virilha e com reação de stress (edema) na canela, é recomendado onda de choque?

    ResponderExcluir
  6. Calcificações na região da virilha normalmente não são indicação de TOC. Necessitaria ver os exames de imagem para melhor avaliar. A fratura de estresse da tíbia , se não melhorar com o período necessário de repouso e a fisioterapia tradicional pode ser indicação de tratamento por Ondas de Choque .

    ResponderExcluir
  7. Dr, tenho dores no coccix que pioraram após retirada da ultima vértebra em uma cirurgia como tentativa de diminuir ou eliminar as dores.Os médicos falam que uma fibrose no local complica a situação e alguns sugerem a retirada completa do coccix, o que tenho relutado em não fazer.Pergunto se esee tratamento pode me ajudar na eliminação ou diminuição da dor que sinto ao sentar.

    ResponderExcluir
  8. Existem casos de dor cronica do cóccix tratado com sucesso com as ondas de choque. Seu caso é mais complexo , precisaria avaliar as imagens para ter uma ideia melhor.

    ResponderExcluir
  9. Gostaria de saber se o senhor realiza este tratamento com anestesia?

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde Marcia. O tratamento por ondas de choque não deve ser realizado com anestesia, pois o anestesico local interfere no resultado. O tratamento é doloroso, mas não é insuportável. Converse com seu médico. Boa sorte.

    ResponderExcluir
  11. Olá, tenho 30anos e há 6meses fiz uma cirurgia de hérnia de disco extrusa e de tamanho espantoso, continuo com dores fortes que se erradiam para as pernas e quadril, um medico me sugeriu o TOC, seria realmente um tratamento bem aplicado nesse caso?

    ResponderExcluir
  12. Prezada Ana Paula . A TOC só vai ajudar no seu caso se as dores que vc sente forem de origem miofascial. Converse com o seu médico ou com um especialista em Ondas de Choque de sua região para fazer uma avaliação melhor do seu caso.

    ResponderExcluir
  13. Caro Doutor Oyama, li acima que o senhor não indica TOC em nervos, entretanto indicaram-me esse tratamento para sanar as tendinites calcárias que surgiram (ninguém consegue me explicar como e porquê) nos meus dois ombros. Não posso mais nadar e quando dirijo por muito tempo, eles incomodam. Afinal, TOC resolve, ou terei que me contentar e aprender a conviver com as dores? Grato

    ResponderExcluir
  14. Prezado Eduardo.
    A tendinite calcária é uma patologia do tendão , não do nervo. Os resultados da onda de choque na tendinite calcaria dos ombros são satisfatórios em mais de 70 % dos casos tratados . Vale a pena para quem já fez outros tratamentos como fisioterapia e não melhorou. Restando apenas o tratamento cirurgico. Procure na sua cidade ou estado um profissional médico com certificação pela SBTOC (Sociedade Brasileira de Tratamento por Ondas de Choque ) e boa sorte .

    ResponderExcluir
  15. Tenho tendinite calcária no ombro direito. Realizei três das cinco sessões indicadas pelo meu médico. Há dois dias estou sentindo uma dor quase insuportável, que não passa nem mesmo com Toperma e Ultracet. Isso é normal?

    ResponderExcluir
  16. Prezado Fernando.
    Certamente vc entrou em uma fase de reabsorção rápida das calcificações e desencadeou este quadro agudo. Converse com seu médico ou com um especialista em ombro pra orientar melhor sua medicação . Boa sorte

    ResponderExcluir
  17. Prezado Doutor
    Em 24/08/2013 e 16/02/2014, passei por procedimento cirúrgico nos tornozelos direito e esquerdo (ressecção da barra óssea)
    Ocorre que, mesmo com o procedimento cirúrgico e o acompanhamento médico contínuo de outras terapias, como acupuntura, fisioterapia e infiltração articular, não houve melhora significativa do quadro clínico para amenizar a evolução da dor.
    Foi indicado o tratameno TOC, será que resolverá?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom Dia . A TOC funciona bem em diagnósticos bem definidos (indicações clássicas) . No seu caso o resultado vai depender muito do que está sendo tratado e qual o objetivo de realizar a Terapia (consolidar uma osteotomia , alivio da dor ?) . Converse com seu cirurgião e com o especialista em TOC que indicou o tratamento que ele certamente vai lhe esclarecer . Boa Sorte !

      Excluir
  18. Bom dia. Gostaria de saber se durante o tratamento de TOC posso fazer fisioterapia sem exercícios, utilizando somente o tens, ultrassom, laser e gelo? Obrigado

    ResponderExcluir
  19. Bom Dia Rodrigo
    O ideal é que as ondas de choque sejam realizadas sem outro destes métodos de analgesia . Até pra que seja verificada a sua eficácia. O gelo em algumas situações pode ser recomendado.

    ResponderExcluir
  20. Dr. Tive uma fratura no maleolo lateral esquerdo tratado de forma convencional sem intervenção cirúrgica e após 5 meses a fratura não está consolidada. O tratamento de TOC é recomendado no meu caso?

    ResponderExcluir
  21. Dr. Tive uma fratura no maleolo lateral esquerdo tratado de forma convencional sem intervenção cirúrgica e após 5 meses a fratura não está consolidada. O tratamento de TOC é recomendado no meu caso?

    ResponderExcluir
  22. Boa Noite Professor. Teria que analisar seus exames e ver a causa da não consolidação. Se for por falta de estímulo biológico , a TOC pode sim ajudar na consolidação da fratura estimulando a circulação local.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tive a mesma fratura, 7 meses após a fratura, o médico diagnósticou pseudoartrose, sou indicada para tratamento com TOC

      Excluir
  23. Bom dia Dr.Oyama, tenho uma tendinite crônica nos isquiotibiais, realizei 8 sessões do TOC, a ultima sessão foi a exatamente 3 semanas atrás, estou na luta contra essas minhas dores há mais de um ano e meio, e nada tem resultado, a minha dúvida é: quanto tempo tenho que esperar após a ultima sessão para realizar um novo exame de imagem, uma nova ressônancia magnética? grato

    ResponderExcluir
  24. Boa Noite Rafael . Não vale a pena repetir exames de imagem precocemente. Preocupe-se com as orientações do seu médico quanto a repouso e alongamentos e observe a melhora dos sintomas de dor por pelo menos 3 meses

    ResponderExcluir
  25. Boa noite! Estou fazendo tratamento de ondas de choque para tratar a Síndrome miofascial, porém não estou tendo uma melhora significativa, estou fazendo na lombar, pescoço e ombros. ..mais a dor continua. .Já estou na 4 Sessão. ..me sugere alguma coisa. ..obrigada.

    ResponderExcluir
  26. Prezada Dayana. Converse com seu médico sobre associar outras modalidades de tratamento com alongamentos e correções posturais . As dores miofasciais são muito resistentes a qualquer tipo de tratamento e os resultados normalmente demoram a aparecer. Não desanime .

    ResponderExcluir
  27. eu gostaria de saber se este metodo e bom para peseudartrose porque sofri um acidente a um ano e meio e quebrei a tibia e a fibula e o medico disse que deu uma pesiudartrose gostaria de saber seria bom para o meu caso obrigado

    ResponderExcluir
  28. Boa Noite Claudio.
    A terapia por ondas de choque focal de alta energia pode sim ser usada no tratamento de fraturas que não consolidaram e encontram-se em retardo de consolidação ou pseudoartrose. Converse com seu ortopedista e procure um Médico membro da SBTOC ( Sociedade Brasileira de Tratamento por Ondas de Choqie) que ele vai lhe orientar e saber indicar com precisão o tratamento;

    ResponderExcluir
  29. Prezado Dr, minha mãe sofre de Gonartrose crônica, em um estágio já muito evoluído. Muito incapacitada para andar, em virtude das dores imensuráveis. Pilates, RPG, Acupuntura, Fisio ortopédica, tudo já se foi feito em vão. Ela tem 77 anos e está levando uma qualidade de vida péssima. Nesse caso, o Sr aconselharia o Tto com TOC? Se sim, o CREB, no Rio de Janeiro seria uma boa opção? Desde já agradeço

    ResponderExcluir
  30. Boa Noite Celso. A TOC tem sido utilizada em alguns casos de gonartrose com melhora dos sintomas , mas não é uma indicação clássica , com resultados significantes. A gonartrose evoluída normalmente é indicação para Prótese total de joelho. Converse com o ortopedista dela e ele saberá a melhor indicação . Grato pelo contato

    ResponderExcluir
  31. Dr Oyama sou atleta amador de futebol sofre de tendinite patelar a aproximadamente um ano e meio, ja tentei fisioterapia, fortalecimento muscular e crioterapia. Não obtive resultados satisfatorios, estou interessado em tentar tratar com TOC, esse procedimento ja tem cobertura pelos convenios medicos ? Se não quanto custa em media pra fazer as sessoes?

    ResponderExcluir
  32. Bom dia Dr.
    Tenho síndrome da fricção no joelho esquerdo há 03 anos, tendo me submetido a infiltração, diversas sessões de fisioterapia e acupuntura quase sem nenhum resultado.
    Gostaria de saber se esse tratamento é indicado no meu caso.
    Att.
    Fabiana

    ResponderExcluir
  33. Boa tarde Fabiana . A sindrome da fricção do joelho ou sindrome da banda ileo não é uma indicação clássica das ondas de choque, porem alguns casos de dor lateral no joelho tem melhorado com as aplicações. Marque uma avaliação com um médico certificado pela SBTOC e ele saberá avaliar se seu caso pode ser uma boa indicação para tratar com ondas de choque.

    ResponderExcluir
  34. Bao noite, tenho fascite plantar crônica, em média quanto custa uma seção e qual o tempo médio de terapia para obter resultado?

    ResponderExcluir
  35. Boa noite DR. Fui diagnosticada com fascite plantar.Estou na primeira aplicação do TOC , senti muita dor e queimação no local, com quantas aplicações vou ter uma melhora?

    ResponderExcluir
  36. Boa Noite Edineuza. A TOC estimula uma resposta biológica que é diferente em cada organismo. Geralmente ocorre uma melhora após a segunda aplicação. Mas se no seu caso não melhorar logo , não desanime . Ás vezes é preciso completar o protocolo inteiro de 5 aplicações para que os resultados sejam conseguidos. Boa sorte

    ResponderExcluir
  37. Boa tarde Dr. Oyama. Estou com fascite plantar e rotura parcial das fibras mediais. Comecei a terapia de ondas de choque. o médico planejou de 3 a 4 sessões. Já fiz duas e não vi nenhuma diferença. Fiquei preocupada. isso é normal? Sempre leio que já na primeira a maioria das pessoas nota alguma melhora. Posso perceber isso depois da terceira sessão? Existe um número limite? Muito obrigada! Flávia.

    ResponderExcluir
  38. Boa Noite Flavia . Não desanime. às vezes os resultados demoram. em geral são feitas de 3 a 5 sessões , sendo as duas ultimas após 30 e 60 dias. Não tem número limite , mas após a quinta geralmente se espera um tempo para que os resultados possam aparecer . Boa sorte

    ResponderExcluir
  39. Boa tarde Dr. Muito interessante e utilitário esse seu espaço para sanar as dúvidas das pessoas"leigas" como eu no q tange o tratamento com Toc. Então, Me chamo Amanda sou professora moro em Manaus e há 6 anos sofro com duas protusoes discais e uma hérnia de disco tudo na cervical. Como se não bastasse tbm fui diagnosticada com tendinite e síndrome miofacial q me faz ter dores insuportáveis em toda a região do ombro e principalmente do trapézio. Minha pergunta eh: o tratamento com Toc me ajudaria pelo menos nas dores miofaciais?pois isso eh o mais incomoda. Grata pela Atenção.

    ResponderExcluir
  40. Oi Amanda . Grato pelo seu contato e feliz por ter gostado do site/blog. A TOC tem sido usada como adjuvante na inativação de pontos gatilho miofasciais. Mas o tratamento não é fácil pelo caráter resistente da patologia que pode estar associada a fatores perpetuantes como erros posturais que devem ser corrigidos para que o tratamento tenha sucesso. Mas se bem aplicada pode lhe ajudar sim . Boa sorte e procure um médico certificado pela SBTOC para realizar seu tratamento !

    ResponderExcluir
  41. Tenho tendinite patelar crônica. Prático karatê e musculação. Gostaria de saber se a TOC é indicada, pois a fisioterapia não resolveu.

    ResponderExcluir
  42. Sim. A tendinite patelar cronica resistente a outros tratamentos é indicação de ondas de choque. Procure um medico certificado pela SBTOC.

    ResponderExcluir
  43. Dr. Oyama bom dia! Já fiz duas sessões de Toc mas ainda sinto dores. Em novembro de 2014 cai e trinques o malévolo do tornozelo esquerdo sendo que em setembro fiz um ultrassom ao qual tinha dado facite plantar derrame articular fui tratado com anti flamatorios e injeções e nada aí procurei um médico que aplica a Toc já fiz duas sessões com intervalo de uma semana cada uma daqui um mês fazo a terceira ele me dize que o protocolo é três sessões não obtive melhoras ainda.Tenho encurtamento muscular na perna mas antes de eu cair levava uma vida normal. Obrigado!

    ResponderExcluir
  44. Bom dia Dr. Oyama, minha mãe tem 77 anos e tem tendinite nos quadris e artrose nos joelhos. É recomendado esse tratamento de Terapia por ondas de Choque?

    ResponderExcluir
  45. Bom dia . A TOC é indicada em tendinite dos quadris com mais de 6 meses de evolução que não melhoraram com fisioterapia. Na artrose dos joelhos também pode ser usada como adjuvante na melhora da dor ,mas ainda não está entre as principais indicações de TOC.

    ResponderExcluir
  46. Olá doutor
    Sou corredor amador de maratonas e ano passado o exame de ultra som constatou calcificação nos isquiotibiais das duas pernas.
    Faço pilates mas não tenho feito alongamentos pois incomodam bastante essa região.
    A TOC seria indicada para meu caso?
    Grato, carlos

    ResponderExcluir
  47. Prezado Carlos . A TOC tem indicação em calcificações nos isqueo tibiais . Procure um MÈDICO que faça uma avaliação e seu tratamento. Deve ter exame de imagem do local para que a indicação seja precisa . Boa Sorte

    ResponderExcluir
  48. Boa tarde dr. Oyama. Poderia me tirar uma dúvida?
    Um médico ortopedista solicitou a minha mãe a Terapia por Ondas de Choque, hipótese diagnostica pseudoartrose de fêmur direito. Esses foram os únicos dados que o mesmo escreveu na solicitação do tratamento. Com essa solicitação o convênio encaminhou minha mãe para uma clínica de fisioterapia, onde o único tratamento que eles oferecem pelo nome de ondas de choque é feito através do TENS, o que entendo não ser a mesma coisa, já que são aparelhos diferentes e essa clínica não possui médicos, apenas fisioterapeutas. Minha pergunta é: existe alguma outra informação que deve ser acrescentada no pedido médico para que o convênio encaminhe minha mãe para o tratamento correto? Agradeço desde já.

    ResponderExcluir
  49. Prezada Milena
    O tratamento por Ondas de Choque atua também em fraturas que não consolidaram estimulando a circulação local para a formação do calo ósseo. Totalmente diferente do TENS que é uma eletroterapia para alívio da dor. O convenio encaminhou sua mãe pra uma fisioterapia pois a Onda de Choque não faz parte do rol de procedimentos da ANS e portanto não é coberta pela maioria dos planos de saúde. Converse com um médico certificado pela SBTOC e ele vai lhe orientar como proceder.

    ResponderExcluir
  50. Dr. eu estou com pseudoartose no tálus, minha fratura foi em 23/07/2015. Essa fratura foi sem desvio, contudo, pela pouca vascularização desse osso, não calcificou a terapia por ondas de choque seria indicada para o meu caso? Há riscos de mesmo com a TOC a fratura não consolidar?

    ResponderExcluir
  51. Prezado Alisson . O tálus não é um osso de fácil acesso. E a TOC apenas estimula o seu organismo a reagir , portanto mesmo com este tratamento o resultado não pode ser garantido. Mas considerando que pode ter sucesso e pouparia você de um procedimento cirurgico , acho que valeria a pena tentar. Boa Sorte .

    ResponderExcluir
  52. Boa tarde doutor Oyama,
    Minha mãe passou pelo tratamento com ondas de choque com a última sessão há aproximadamente um mês. Ela gostaria de saber por quanto tempo anti inflamatorios devem ser evitados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se estiver próximo de 1 mês ela deve voltar para uma reavaliação. Evitar o antiinflamatório ainda deve ser recomendado, principalmente se ela ainda estiver se recuperando da patologia tratada pelas ondas de choque .

      Excluir
  53. Boa noite, a aproximadamente 9 meses sofri um acidente de moto e fraturei a tíbia e a fíbula,meu médico disse que estou com retardo de consolidação, acabei i do em outro para ter uma segunda opinião é este disse que estou com peseudoartrose hipertrófica, gostaria de saber se o TOC ajudaria no meu caso.

    ResponderExcluir
  54. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  55. Boa Noite Janielli. Veja com seu ortopedista se sua fratura não está consolidando por falta de estabilidade. Se for estável a TOC pode sim estimular a formação do calo ósseo e evitar a necessidade de outro procedimento cirurgico (caso já tenha sido realizado algum). Boa sorte na sua recuperação .

    ResponderExcluir
  56. Prezado Dr Oyama
    Meu nome é Aluísio, tenho 53 anos, pratico volei de quadra e tenho tendinite patelar nos joelhos. Tenho treinamentos e torneios (master) em andamento e preciso retornar rapidamente (quase que imediatamente).
    Tentei fisioterapia e fortalecimento muscular, mas os resultados são muito lentos e insatisfatórios. Minha sensação é que perdi um precioso tempo. Meu ortopedista indicou o tratamento com TOC, mas tenho duas dúvidas:
    1. qual o intervalo entre aplicações? e
    2. é possível continuar treinando de forma leve durante o tratamento?

    ResponderExcluir
  57. Prezado Aluisio. Para um tratamento efetivo em termos de cura é importante suspender os treinos com bola. Apenas alongamentos e exercícios leves de fortalecimento.
    As aplicações são semanais. Boa sorte

    ResponderExcluir
  58. Prezado Dr. Oyama, o tratamento é indicado para casos de neuroma entre os dedos dos pés? Atualmente sindo muita dor e me recomendaram fazer uma cirurgia.

    ResponderExcluir
  59. Bom dia Sergio. As ondas de choque ainda não são uma indicação formal para neuromas de Morton. Existem alguns trabalhos sobre o assunto, mas os resultados variam muito.

    ResponderExcluir
  60. Bom dia Sergio. As ondas de choque ainda não são uma indicação formal para neuromas de Morton. Existem alguns trabalhos sobre o assunto, mas os resultados variam muito.

    ResponderExcluir
  61. Dr. Oyama, gostaria de entender o motivo dos antiinflamatórios devam ser evitados durante o tratamento com Ondas de Choque. O uso de Nimesulida não auxiliaria o processo?

    ResponderExcluir
  62. Boa tarde. Os antiinflamatorios não hormonais (AINH) atuam inibindo a sintese de prostaglandinas que são importantes no processo de regeneração e cicatrização tecidual, que é o desejado no tratamento por ondas de choque.

    ResponderExcluir
  63. Olá Dr. Oyama. Há cerca de dois anos possuo uma tendinite crônica no tendão tibial posterior de ambos os tornozelos. Tenho uma pisada excessivamente pronada. Nos últimos 6 meses a tendinite apertou e desde então tomo antiinflamatório todos os dias para suportar a dor que vem aumentando. Fiz fisioterapia e acupuntura, além de andar o mínimo possível para descansar o tendão, mas nada disso resolveu minha dor. A TOC poderia ajudar no meu caso?

    ResponderExcluir
  64. Prezado Guilherme
    A TOC não é indicação em disfunção do tibial posterior. Procure um especialista em pé que possa avaliar seu caso e ver a melhor solução. Grato pelo contato.

    ResponderExcluir
  65. Bom dia Dr. Tenho 49 anos quebrei o fêmur da perna que tenho sequela de poliomielite e osteoporose. Já se passaram 4 meses da cirurgia, a qual foi colocada uma placa LIS e 11 parafusos e não verificou-se a formação de de calo ósseo. O médico sugeriu 3 sessões de TOC. Qual a sua opinião sobre esse procedimento? Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O tratamento por ondas de choque pode ser uma boa opção para ajudar na consolidação de sua fratura que está com retarde de consolidação, mas depende da fratura estar estabilizada adequadamente. Converse com seu médico.

      Excluir
  66. Boa Tarde Dr.Oyama, me chamo Sydney e adquirir epicondilite lateral no braço esquerdo, após 04 meses de fisioterapia, 02 injeções de coticoides e antiinflamatorios, não obtive o resultado esperado.Em Manaus encontrei o tratamento por ondas de choque, já fiz 02 aplicações e continuo com dores, é normal esse diagnóstico?

    ResponderExcluir
  67. Boa noite Sydney. A epicondilite lateral é muito resistente , não desista antes de concluir o tratamento. Os resultados às vezes são tardios e desanimam o paciente a continuar as aplicações, mas é importante não desistir.

    ResponderExcluir
  68. Boa Tarde Dr. Oyama Arruda Jr. . Tenho dor de ATM(articulação tempro-mandibular). Vi que o TOC pode ser usado no masseter(músculo da mastigação). Isto está correto. Mas a inflamação está na ATM. Pode-se usar o TOC na ATM apesar de ser perto do Ouvido???? Seria muito bom se pudesse desinflamar a origem que é a ATM. O músculo sempre vai inflamar se a ATM estiver inflamada. O TOC pode ajudar???

    ResponderExcluir
  69. Prezado Adriano. Já fui questionado por amigos dentistas sobre o uso de ondas de choque na atm. Pela proximidade do ouvido e das estruturas do sistema nervoso central acho que seriam frequentes efeitos colaterais. Ainda não vi publicações sobre o assunto.

    ResponderExcluir
  70. Boa tarde, Doutor Oyama. Tenho Espondilite anquilosante bem controlada com Humira, porém hoje o unico sintoma mais recorrente é o da Entesite do Aquiles. Este tratamento com onda de choque é eficaz no meu caso? Pratico esporte frequentemente. Após uma sessão devo ficar quanto tempo em repouso? Obrigado. Pedro Muniz

    ResponderExcluir
  71. Boa tarde Pedro. A onda de choque é sim muito utilizada no tratamento da entesopatia cronica do Aquiles que não tenha melhorado com outras modalidades de tratamento. É importante que marque uma consulta e leve exames de imagem para que seu médico veja se as ondas de choque são uma boa opção para vc.

    ResponderExcluir
  72. Ola dr Oyama fui diagnosticado com pseudoartrose no femur ja passei por 5 sessos de TOC e ja fz uns 20 dias que fiz a ultima sessao e ainad sinto dor no local. gostaria de saber se sentir dores apos o tratamento e normal? muito obrigado.Charles

    ResponderExcluir
  73. Sim , É comum sentir dor após o tratamento. Mas deve ir melhorando progressivamente se a pseudoartrose estiver consolidando. Faça um acompanhamento de perto com seu ortopedista, e boa sorte.

    ResponderExcluir
  74. Olá Dr.
    Minha esposa esta com uma indicação cirúrgica para calcificação no tendão do tornozelo direito.
    Ela não quer passar por cirurgia, para este caso é possível ?
    Nosso plano é da Adventista Silvestre.
    Temos como trabalhar com este plano? .
    Grato
    Aguardo resposta.

    ResponderExcluir
  75. Boa tarde doutor.
    Fui diagnosticado com calcificação no calcâneo direito e esquerdo e o médico me indicou o tratamento com ondas de choque. Será este o procedimento correto? Terei bons resultados com este procedimento?
    Grato,
    Antunes Ferreira dos Santos.

    ResponderExcluir
  76. Dr quanto tempo após fazer uma infiltração no joelho eu posso começar o tratamento por TOC ?

    ResponderExcluir
  77. Bom dia Paulo
    Se foi infiltração com corticóide , o que é pouco provável , deve esperar pelo menos 6 semanas . Se foi viscossuplementação com ácido hialurônico, não há período pré determinado , mas é importante que se não for o mesmo médico isso seja acertado entre eles .
    Boa sorte no seu tratamento.

    ResponderExcluir
  78. Ola, estou com uma inflamação crônica no epicôndilo medial..hepcondilite. Estou a quase 2 meses fazendo tens e ultra son mas parece não melhorar por mais sabendo que demora a sarar este tipo de tendinite. A dor que sinto esta bem pontual, na inserção do tendão ao epicôndilo. Seria o TOC uma alternativa para mim? Obrigado

    ResponderExcluir
  79. Dr durante o tratamento de TOC posso continuar a fisioterapia (alongamento, isometria, bicicleta, cama elastica) exercicio relativamente sem impacto ou devo dar uma pausa até terminar as sessoes? Meu problema é tendinite patelar cronica

    ResponderExcluir
  80. Boa tarde Dr. Paulo, ATQ bilateral, sendo que do lado direito tem 3 anos e sinto dores há + de 2 anos, sendo que agora fui diagnosticada com bursite e tendinite, fiz os exames, Tomografia 12/10/2016:Focos cálcicos nas partes moles adjacentes ao grande trocanter femoral direito, as maiores na porção distal do tendão do glúteo médio deste lado. Há foco de ossificação junto à margem do grande trocanter femoral direito"
    USG quadril direito 19/10/2016:"Calcificações na região antero-lateral do quadril, próxima à crista ilíaca"
    USG 13/11/2016: bursite trocandaria no quadril direito". Quem tem ATQ pode fazer o tratamento? O senhor recomenda o tratamento por choque no meu caso? As dores de 2 meses para cá são constantes : dia e noite, sem parar, já tomei duas caixas de celebra, uma injeção de dispropan , nimesulida, há dois anos no pilates e fisioterapia, agora retornei para hidroterapia também e nada da dor cessar.
    Obrigada, Lilian

    ResponderExcluir
  81. Prezado Dr. Oyama,

    Fiz cirurgia bilateral de quadril em meados de 2015, e desde setembro daquele ano venho fazendo fisioterapia ininterruptamente. Meu lado esquerdo está razoavelmente bem, contudo, no lado direito ainda sinto muitas dores, ainda mais intensas que aquelas que sentia antes da cirurgia. Além das dores, tenho aquela sensação de queimação e ardência, que incomoda muito. A dor não fica restrita somente a um ponto específico, e irradia para diferentes partes, como virilha, glúteo e região do tracânter (acho que é assim que se fala). Fiz uma exame de imagem no final do ano passado, e o diagnóstico acusou uma tendinose. Enfim, doutor, estou me sentindo bastante frustrado, pois não deixei de seguir NENHUMA recomendação do médico após a cirurgia, mas não adianta, a dor não passa, e não consigo fazer esporte algum, que era meu grande objetivo ao realizar a cirurgia...já estou no terceiro fisioterapeuta, e nada. Dito tudo isso, o senhor acha que para o meu caso seria interessante tentar o tratamento com ondas de choque? Certo da sua atenção, aguardo sua resposta. Luiz.

    ResponderExcluir
  82. Prezado LUIZ. Pelas características apresentadas seu caso é mais complexo ,também pelas cirurgias realizadas. Necessitaria uma avaliação para melhor indicar as ondas de choque .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A minha dúvida é bem parecida ao do Luiz pois eu tbm fiz cirurgia e tenho próteses totais nos dois lados do quadril. Pacientes portadores de prótese de titânio podem receber TOC sobre a prótese?
      Lilian

      Excluir
    2. Bom dia Lilian. Não há contra indicação a paciente com Prótese receber onda de choque no local. Só deve ser avaliado sem a indicação está correta. Procure um MÉDICO certificado pela SBTOC para conduzir o seu tratamento.

      Excluir
  83. Prezado Dr. Oyama,

    Em 2010 fui diagnosticado com osteíte púbica, fiz várias fisioterapias mas não resolve, continuo sentindo muita dor,a terapia por ondas de choque é indicado no meu caso?

    ResponderExcluir
  84. Dr. Oyama,
    Minha mãe tem 78 anos mas era bem ativa até sofrer as consequências de uma forte artrose em seu joelho. Ela não quer ouvir falar em cirurgia convencional e descobri esse método por ondas de choque. Seria recomendável para o caso dela?Esse é o mesmo método denominado PST? Moramos em Fortaleza mas estamos dispostos a ir a Recife para, se for o caso, tratar o joelho com o sr. Nós dê uma direção pois ja fui a varios médicos no Ceará mas sem sucesso nos tratamentos convencionais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom Dia. Já existem trabalhos mostrando que a TOC melhora os sintomas da artrose do joelho. Evidentemente não resolve o problema totalmente , o qual pelo que entendi já tem indicação de Prótese. A Onda de Choque não é a mesma coisa que PST. Em Fortaleza procure um médico no site www.sbtoc.org.br , para avaliar seu caso. Boa sorte !

      Excluir
  85. Bom dia, fui diagnosticado com epicondilite medial nos dois cotovelos,a +/- 8meses .fiz 30 sessões de fisioterapia sem sucesso fiz duas infiltrações no mesmo cotovelo que a dor é mais intensa sem sucesso também. Grato, Gilberto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Noite Gilberto. As ondas de choque podem sim ser usadas em casos de epicondilite medial resistente. Procure um MÈDICO certificado pela SBTOC para indicar e realizar o seu tratamento. Abraço

      Excluir
  86. Bom dia dr oyama, tenho uma necrose dá cabeça do fêmur, quando caminho muito ou corro tenho muitas dores, o meu ortopedista quer colocar uma prótese, o tratamento de choque me ajudaria?
    Muito obrigado

    ResponderExcluir
  87. Boa Noite . Tem se usado as ondas de choque em casos iniciais de Necrose da cb do femur com sucesso. se já houve uma indicação de prótese pode ser que já não seja indicado ondas de choque para você. Converse com seu médico. Abraço

    ResponderExcluir
  88. OLa Doutor, sou atleta tenho 22 anos e sofro com epicondilite lateral, já fiz 80 seções de fisioterapias, voltei a praticar o esporte e fazer musculação e voltei a sentir dores, você acha que resolverias as ondas de choque?

    ResponderExcluir
  89. A Epicondilite lateral apesar de muito resistente é uma das indicações clássicas para tratar com ondas de choque. Procure um MÉDICO certificado pela SBTOC para conduzir seu tratamento e boa sorte.

    ResponderExcluir
  90. Bom dia Dr. Oyama, estou com pubalgia cronica, estou a quatro meses sem atividade física e acabei de passar por 20 sessoes de fisioterapia convencional + alongamentos, não tive nenhuma melhora significativa. o TOC é indicado para o meu caso, ou para pubalgia em um modo geral?

    OBS: Tenho um amigo que tinha uma pubalgia crônica e que se curou com 3 sessoes do TOC, mas entendo que cada caso é um caso.

    ResponderExcluir
  91. Bom dia Dr
    Há mais 1 ano e 8 meses sofro dos tornozelos, tenho edema calcâneo e tendinite nós dois pés o motivo foi corrida, mesmo machucado continuei a correr . Já fiz 60 sessentas seções de fisioterapia e não melhora. Iniciei e estou na segunda seção do TOC, notei melhoras já na primeira, pergunto ao sr se há indicação com eficácia ?

    ResponderExcluir
  92. O tratamento por ondas de choque é sim muito eficiente para tratar as dores do calcâneo. Já devolvemos muitos corredores às ruas . Siga rigorosamente o que seu Médico recomendar para sua recuperação e retorno às corridas, que deve ser gradual e acompanhado de fortalecimento muscular .Boa sorte

    ResponderExcluir
  93. Boa tarde, sofro de epicondilite medial a mais de um ano, ja tratei com fisioterapia e e parei todas atividades por meses, mas assim que retorno por exemplo musculação a dor volta, com esse tratamento de choque irá me ajudar? quantas sessões geralmente se faz necessaria?

    ResponderExcluir
  94. Bom dia Matheus. O tratamento por Ondas de Choque pode sim melhorar suas queixas da epicondilite medial. Geralmente são de 3 a 5 sessões. Os resultados podem demorar a aparecer , mas vale a pena. Procure na sua cidade um MÈDICO certificado pela SBTOC para seu tratamento. Boa sorte

    ResponderExcluir
  95. Boa noite. Fui diagnosticada com osteonecrosis da cabeça femural no quadril esquerdo. O laudo da RM diz estágio II, L1, índice de extensão necrótica 31. Tenho mínima dor (desconforto). Fui a 3 médicos e cada um indicou um tratamento: descompressão, descompressão com células tronco, descompressão com enxerto ósseo. A TOC poderia me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia . A Necrose Avascular da cabeça do femur é uma das patologias com possibilidade de tratamento com Ondas de Choque . Mas no Brasil poucos médicos tem experiencia com esses casos. Procure um MÉDICO especialista da SBTOC que ele saberá se o aparelho que ele dispõe é adequado para seu tratamento.

      Excluir
  96. em media, varia em qual o valor da sessão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Matheus. O valor de uma sessão ou de um tratamento varia muito de cada região do Brasil. Procure sempre um MÉDICO certificado pela SBTOC para seu tratamento.

      Excluir
  97. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  98. Olá Dr.01 ano atrás,comecei a sentir dor na Fascite Plantar, porém tomei alguns remédios, fiz, 30sessoes de fisioterapia... porém comecei a pedalar de bicicleta, e a dor voltou...
    Tenho uma consulta na próxima semana
    ..Mas gostaria de saber se a onde de choque seria indicada, pelo fato que já fiz fisioterapia e não teve resultado?

    ResponderExcluir
  99. Oi Renata . Patologia crônica que não respondeu a fisioterapia tem sim indicação de ondas de choque. É importante que você tenha exames do local que comprovem o seu diagnóstico. Se você marcou consulta conversaremos lá sobre o tratamento. Grato pelo contato

    ResponderExcluir
  100. Bom dia dr. Oyama. Tenho 38 anos e há menos de 1 ano atrás fui diagnosticado com artrose nos ombros. O tratamento por SWT ou TOC poderia ser indicada para minha patologia ?

    ResponderExcluir
  101. Bom Dia Daniel. Alguns casos de artrose dos joelhos tem sido tratados com TOC e apresentado melhora dos sintomas de dor. Não há evidencias que altere a evolução da artrose . Nos ombros pode melhorar a dor e mobilidade, mas dependeria de um avaliação de seus exames.

    ResponderExcluir
  102. Bom dia, Doutor Oyama! Fui diagnósticado com TENDINOPATIA POSTERIOR DO TENDÃO DE AQUILES. O meu médico me recomendou fisioterapia, porém já fiz 5 sessões e não obtive resposta algum e estou querendo fazer outro método. O senhor me recomenda a terapia de choque?

    ResponderExcluir
  103. Boa Noite ! 5 sessões de fisioterapia é muito pouco para achar que o método não funcionou. O tratamento por ondas de choque deve ser indicado após 6 meses de queixa e pelo menos 3 meses de tratamento sem sucesso. Eu ainda manteria a fisioterapia. Boa sorte !

    ResponderExcluir
  104. Prezado Doutor, estou lutando há mais de 2 anos com o ombro esquerdo. Fui diagnosticada com bursite e tendinose do supraespinal (supraespinhoso). Já fiz, uso de anti-inflamatórios e fisioterapia sem resultado. No momento estou fazendo Terapia por Ondas de Choque. Já fim 7 sessões sem praticamente nenhum resultado. Devo continuar ? Obrigado.

    ResponderExcluir
  105. O tratamento por ondas de choque só pode ser realizada por indicação médica. Converse com seu médico sobre manter o tratamento ou reavaliar seu caso com novos exames. Boa sorte

    ResponderExcluir
  106. O tratamento por ondas de choque só pode ser realizada por indicação médica. Converse com seu médico sobre manter o tratamento ou reavaliar seu caso com novos exames. Boa sorte

    ResponderExcluir
  107. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  108. Dr,
    Prático corrida e bike .
    Desde fevereiro estou lutando com uma dor na lateral do joelho . Inicialmente o diagnóstico era condropatia patelar + stit.Já fiz de tudo que imaginar dentre eles : várias fisio, acupuntura, várias injeções de corticóides, sinvisck, até mesmo cirurgia para retirada da Plica .
    A dor ainda permanece , sinto dores ao descer e subir escadas . Dor localizada na direção do trato iliotibial que irradia até a cabeça da fíbula.
    O tratamento ondas de choque me ajudaria ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SIM . A onda de choque pode ser usada na síndrome do trato íleo-tibial com bons resultados, mas necessita um diagnóstico correto e preciso para um resultado satisfatório.

      Excluir
  109. Oi dr, fui diagnosticada com síndrome do piriforme, já fiz vários tratamentos e nada resolveu, sinto mta dor ciática no posterior da perna. Acha que TOC seria indicado?

    ResponderExcluir
  110. Boa Noite Carol . O tratamento por ondas de choque pode ser usado na síndrome do piriforme principalmente na dor mio-fascial que geralmente está associada. Procure um médico certificado pela SMBTOC para o seu tratamento. Boa Sorte

    ResponderExcluir
  111. Oi doutor! Há dois anos sofro com uma dor no calcanhar. Fiz um raio x e foi diagnosticado deformidade de hungled, gostaria de saber se a terapia por ondas de choque é indicado? E se pelo lado estético essa calcificação pode ser quebrada? Pra melhor aparência do pé.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O tratamento por ondas de choque pode melhorar a sua dor , mas não reduz o volume do haglund. Procure um Médico certificado pela SMBTOC

      Excluir
  112. boa noite doutor! estou com tendinite patelar cronica nos dois joelhos, estou desesperado já´fiz muitas fisioterapias e nada, não consigo mais praticar o esporte que amo, será que o tratamento toc pode me curar e eu voltar a jogar.

    ResponderExcluir
  113. BOA TARDE DR. MINHA MINHA ESPOSA TEM FACITE PLANTAR NOS 02 (DOIS) PÉS,ELA SENTE MUITA DOR E QUEIMAÇÃO E ISTO JÁ ESTA ACONTECENDO A MAIS OU MENOS 5 (CINCO ) ANOS.
    ELA ESTEVE LENDO SOBRE ESTE TRATAMENTO E AGORA QUE SABER DO SR. QUAIS AS POSSIBILIDADE DESTE TRATAMENTO RESOLVER. ELA TEM MEDO DE FAZER ESTE TRATAMENTO E NÃO ALIVIAR A TERRÍVEL DOR E QUEIMAÇÃO QUE SOFRE,JÁ NÃO CONSEGUE FICAR MUITO TEMPO EM PE,MUITO MENOS LONGOS CAMINHADAS.EXISTE ALIVIO NESTE TRATAMENTO.
    O NOME DELA É MARIA ROSARIA

    ResponderExcluir
  114. Olá Dr Oyama. Boa noite. Sou Professor Educação Física e atuo com casos mais clínicos, assim como realizo trabalho numa perspectiva adjunta a medicina ortomolecular.Meu aluno corredor de 60 anos vem apresentando quadro clinico de inflamação na superfície óssea do calcâneo, já realizando infiltrações, como também fisioterapia... Após conjuntura médica em análise, sugeriram o comparecimento ao GOT(a sua pessoa), para tratar com ondas de choque. Como poderia conhecer melhor seu trabalho, para poder indicar ao seu centro de tratamento. Desde já agradeço.

    Atte., Bruno Gonçalves

    ResponderExcluir
  115. Boa noite Dr. Oyama. Estou com tenossinovite nos 2 tendões ulnares, os lesionei há aproximadamente 1 mês, nada muito grave, e comecei com TOC há 1 semana. No início não tomei qualquer cuidado, não apliquei gelo, continuei com exercícios físicos e não fiz uso de anti-inflamatorios. Fiz 4 sessões e não houve melhora perceptivel. Recorri ao toc pois após uma melhora de 90% das dores e limitações o progresso estagnou. Toc de fato é indicado para tendinite no pulso no tendão ulnar ? E quanto aos exercícios físicos, alongamentos? Desde já agradeço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcus. A tendinite de punho não é uma indicação formal de ondas de choque, porém pode sim ser realizado, de preferencia com médico experiente para ter um resultado satisfatório.

      Excluir
  116. Boa tarde, Dr. Oyama
    Tenho bursite trocanterica e tendinite glútea, diagnosticados há mais de 4 anos. Há dois anos e meio faço hidroterapia e cinesioterapia (fortalecimento muscular e alongamento), com pouca melhora.
    Penso em fazer ortotripsia por indicação médica. Devo colocar gelo no local após a sessão com que frequência? Devo parar minhas atividades ou posso durante o tratamento manter alongamento diário, caminhadas (40 minutos/5 vezes por semana, para ajudar na perda de peso) e fortalecimento muscular (com menor peso e sem sobrecarregar demais a região tratada, 3 vezes por semana)?
    Agradeço pela sua atenção.

    ResponderExcluir
  117. Boa Tarde Eliane . O tratamento com ondas de choque pode sim ajudar você. O acompanhamento é importante , mas deve ser indicado pelo seu Médico. Normalmente se suspende os exercícios de impacto. Boa sorte !

    ResponderExcluir
  118. Boa noite, Dr Oyama Fiz varias tratamentos para sacroileite e continuo com dores! Já fiz até duas rizotomias!! O Neuro indicou terapia de ondas de choque!! É seguro fazer nesta região do corpo?? Tem chances de sucesso??? E para tendinite de quadril é recomendado? Que riscos tem em aplicar na sacro?. Indicou também continuar Fisio e acumputura! Tudo junto têm problemas??

    ResponderExcluir
  119. Boa Noite Abadia. Ondas de Choque tem sido usadas em sacro ileíte apesar de não ser uma indicação clássica. Pode melhorar , mas resultados nesse caso não podem ser garantidos. Tendinite Glúteo é uma boa indicação e as chances de sucesso são maiores. A aplicação na região do sacro é segura , mas claro depende do tipo de aparelho e de quem vai realizar aplicar. Não faça seu tratamento se não for um médico. Fisioterapia e acupuntura podem ser mantidas caso seja indicação do seu médico. Boa sorte !

    ResponderExcluir
  120. Boa noite Dr. Oyama. Meu nome é Isadora, tenho 22 anos e há 6 meses comecei a sentir uma dor na lombar esquerda/sacro e queimação nos glúteos, principalmente quando estou Sentada. Pelos exames, fui diagnosticado com tendinite no glúteo. Já fiz fisioterapia, acupuntura, osteopatia, tomei duas vezes ARCOXIA, mas não melhoro. Iniciei o TOC (paguei por 5 sessoes), fiz 2 sessões, mas estou angustiada, pois minhas dores fizeram foi piorar, e muito! Isso é normal? Não sei se devo parar o tratamento ou não. Estou aplicando nos dois glúteos e na sacroileite.

    ResponderExcluir
  121. Boa noite, Dr Oyama, tive uma tendinites no próximo ao ligamento patelar, ''pata de ganzo'' o tratamento por ondas de choque é recomendado ?

    ResponderExcluir
  122. boa noite, eu retirei a placa devido a infecção 6 meses depois do acidente, porem o osso não está totalmente consolidado, como se faltasse uma parte, e foi dada como pseudoartrose, eu não sinto dores e meus movimentos estão normais, porem sinto como se meu osso estivesse frágil, fiz 3 sessões de toc, porém tirei raio-x e não obteve nenhuma mudança, gostaria de saber o que devo fazer, quanto tempo surge efeito no tratamento, Muito Obrigado se poder me responder, tenha um ótimo trabalho.

    ResponderExcluir
  123. Boa noite, tenho tendinite na inserção dos isquiotibiais, fiz fisioterapia durante 3 meses sem grandes resultados, as ondas de choque será uma boa aposta? Obrigada

    ResponderExcluir
  124. Ola dr boa noite fiz uma sessao de ondas de choque no ombra e para baixo do ombro no braço e apos 12 dias to com muita dor e nao consigo erguer o braco doi demais o que fazer

    ResponderExcluir
  125. Boa noite Dr. há indicação do TOC para NEUROMA DE MORTON? OBRIGADO

    ResponderExcluir
  126. Bom dia. Neuroma de Morton não é uma indicação clássica, mas já existem alguns trabalhos mostrando resultados.

    ResponderExcluir
  127. Boa noite Dr.Oyama, estou com uma calcificação no supra espinhoso do ombro esquerdo. Posso realizar a terapia com TOC ?

    ResponderExcluir
  128. Passei em um ortopedista que fez TOC no meu pé , deu uma anestesia local e me cobrou 500,00 uma sessao! O valor cobrado por uma sessao e isso mesmo,?

    ResponderExcluir
  129. Sandra Lucia Piske Finotto26 de dezembro de 2023 às 15:37

    Boa noite! Sofro de Fasciíte Plantar há um ano e os tratamentos com fisioterapia, acupuntura e infiltração de medicamentos a base de cortisona não foram eficazes sendo prescrito a Terapia de Ondas de Choque. Ocorre que se trata de um tratamento muito oneroso e não é coberto pelo convênio médico por não constar do rol da ANS. Contudo, em 2022 foi criada a lei 14.454 que obrigada a cobertura desde que:
    I - exista comprovação da eficácia, à luz das ciências da saúde, baseada em evidências científicas e plano terapêutico; ou
    II - existam recomendações pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec), ou exista recomendação de, no mínimo, 1 (um) órgão de avaliação de tecnologias em saúde que tenha renome internacional, desde que sejam aprovadas também para seus nacionais.” (NR).

    Apesar da recomendação da CONITEC não ser fator imprescindível na lei, meu convênio exige esta recomendação para liberar o tratamento. Consultei a CONITEC e informaram que o tema não foi colocado para avaliação pela Comissão. Se o tratamento é considerado eficaz, por que não foi submetido à avaliação da CONITEC? Isto beneficiaria pacientes e clínicas que fazem este procedimento! O que pode fazer a este respeito? Obrigada!

    ResponderExcluir